O Miami International Airport anunciou, na terça-feira (27), mais um dispositivo para aumentar a segurança na entrada de estrangeiros, em um dos aeroportos com o maior número de turistas estrangeiros do mundo. O sistema vai ajudar as autoridades a identificar com mais precisão o rosto dos passageiros, além de agilizar a identificação e deve diminuir as filas no saguão da Imigração.
“O aeroporto de Miami foi um dos primeiros a contar com quiosques para cidadãos americanos agilizarem a entrada com scanner do passaporte. Agora vamos inovar com essa tecnologia de reconhecimento facial”, disse o diretor de comunicação do aeroporto, Greg Chin.
Ele explica que o sistema vai funcionar da seguinte forma: passageiros apresentam seu passaporte aos agentes do Customs and Border Protection e ele olha para uma pequena câmera, que vai fazer o reconhecimento facial do indivíduo. O sistema vai fazer a comparação do rosto do passageiro com a foto do passaporte.
Por enquanto, a nova tecnologia vai ser usada em passageiros vindos da Espanha, Portugal, Reino Unido e Alemanha. Os testes tiveram início em novembro e os agentes disseram que é possível escanear dez rostos por minuto. Passageiros vindos de oito voos diários passarão pelo novo sistema.
Os passageiros que passaram pela experiência disseram que o sistema agiliza o processo de identificação no guichê e diminui o tempo de espera nas filas.
O Miami Internacional Airport oferece mais voos para a América Latina e Caribe do que qualquer outro aeroporto americano, sendo o terceiro mais movimentado dos EUA.