Mundo

Câmara argentina aprova projeto que descriminaliza o aborto

De acordo com o projeto, o aborto poderá ser feito até 14 semanas de gestação

500 mil abortos clandestinos são feitos todos os anos na Argentina
500 mil abortos clandestinos são feitos todos os anos na Argentina

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na quinta-feira (14) por 129 votos a favor, 125 contra e uma abstenção o projeto de lei que descriminaliza o aborto, em uma sessão histórica que durou cerca de 22 horas e meia.

De acordo com o projeto, o aborto poderá ser feito até 14 semanas de gestação. Depois deste prazo, a interrupção da gravidez só poderá ser realizada em casos de estupro, se representar um risco para a vida e a saúde da mãe e também se o feto tiver alguma malformação “incompatível com a vida extrauterina”.

A votação terminou com aplausos dos deputados que defendiam a interrupção voluntária da gravidez.  O texto segue agora para o Senado.

Terminada a votação, do lado de fora do Congresso, mulheres, em sua maioria jovens, se abraçaram e choraram com o resultado.

Marita Perez conta que passou a noite inteira dormindo com três amigas em uma barraca e disse que não esperava a aprovação. “Até o último momento achava que não íamos conseguir”, disse a jovem. Segundo ela, as manifestações vão continuar. “O desafio agora é convencer os senadores que são mais conservadores a votar pela descriminalização do aborto”, completou.

Segundo as estimativas, 500 mil abortos clandestinos são feitos todos os anos na Argentina. Cerca de 60 mil resultam em complicações e hospitalizações. E muitas mulheres – a maioria pobres ou do interior – morrem por causa de abortos mal feitos. (Com informações da Agência Brasil).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo