Esportes Manchete

EUA, Canadá e México serão sedes da Copa do Mundo de 2026; Miami será palco de alguns jogos

Trump celebrou a decisão do Twitter; candidatura da América do Norte derrotou a de Marrocos por 134 votos a 65

Copa de 2026 será disputada na América do Norte REUTERS/Sergei Karpukhin
Copa de 2026 será disputada na América do Norte REUTERS/Sergei Karpukhin

A Copa do Mundo de 2026, a primeira com 48 seleções, será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México em 2026. Miami e Orlando devem sediar alguns jogos. A decisão foi anunciada na quarta-feira (12), em Moscou, durante o Congresso da Fifa. A candidatura liderada pelos EUA teve 134 votos, contra 65 votos do Marrocos, que contou com o voto do Brasil.

A candidatura marroquina foi derrotada em sua quinta tentativa de organizar a Copa do Mundo. Uma confederação votou para nenhuma candidatura, e ainda houve três abstenções. Oito países não puderam votar: Guam, Porto Rico e as Ilhas Virgens americanas, mais os quatro candidatos (Marrocos, EUA, Canadá e México), assim como Gana, que não veio ao Congresso (presidente da Federação preso e sob intervenção do Governo).

A edição de 2026 vai marcar o início de um novo modelo de Copa do Mundo – com mais participantes, mais jogos, mais estádios e mais países organizadores. Em vez dos atuais 32 times divididos em oito grupos de quatro, o Mundial terá 48 participantes, divididos em 16 grupos de três. Os dois primeiros de cada chave avançam aos mata-matas, que terá uma fase a mais do que hoje. O novo formato da Copa do Mundo vai obrigar a Fifa a redesenhar as Eliminatórias, já que todas as confederações terão mais vagas do que têm hoje.

Estádios

A Copa do Mundo da América do Norte será majoritariamente disputada nos EUA. Das 80 partidas do torneio, 60 serão nos EUA, inclusive a final. As demais 20 serão divididas igualmente entre Canadá e México. Será a segunda Copa dos EUA, que já organizou o torneio em 1994, e a terceira do México, que abrigou a Copa em 1970 e 1986.

Entre os estádios previstos para sediar jogos estão: Atlanta (Mercedes-Benz Stadium), Baltimore (M&T Bank Stadium), Boston (Gillette Stadium), Cincinnati (Paul Brown Stadium), Dallas (AT&T Stadium), Denver (Sports Authority Field), Houston (NRG Stadium), Kansas City (Arrowhead Stadium), Los Angeles (Rose Bowl and the new NFL stadium), Miami (Hard Rock Stadium), Nashville (Nissan Stadium), New York (MetLife Stadium), Orlando (Camping World Stadium), Philadelphia (Lincoln Financial Field), San Jose (Levi’s Stadium), Seattle (Century Link Field) e Washington (FedEx Field).

O presidente Donald Trump celebrou no Twitter a decisão. “Os EUA, junto com o México e o Canadá, acaba de levar a Copa do Mundo. Parabéns – um grande acordo de trabalho duro!”, postou Trump em sua conta no Twitter. (Com informações do G1 e Sunsentinel).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo