Cinema/TV

Nove brasileiros são convidados para integrar a lista de jurados do Oscar

Caso aceitem o convite, cada um poderá votar em categorias específicas da premiação

A atriz Alice Braga está entre as convidadas (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)
A atriz Alice Braga está entre as convidadas (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)

Pelo menos nove brasileiros foram convidados a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a entidade responsável por indicar e escolher os vencedores do Oscar.

São eles: a atriz Alice Braga (“Cidade de Deus” e “Elysium”); as documentaristas Petra Costa (“Olmo e a gaivota” e “Elena”), Maria Augusta Ramos (“Juízo” e “O processo”) e Helena Solberg (“Vida de menina” e “Carmen Miranda”); os montadores Felipe Lacerda (“Central do Brasil”) e Karen Harley (“Que horas ela volta”); o músico Carlinhos Brown; a produtora Vania Catani (“O palhaço”); e o diretor Mauricio Osaki (“O caminhão do meu pai”).

OscarCaso aceitem o convite, cada um poderá votar em categorias específicas da premiação. Alice Braga, um dos nomes brasileiros mais reconhecidos em Hollywood, votará nas categorias de atuação, além de melhor filme.

Carlinhos Brown, que chegou a concorrer a uma estatueta de melhor canção por “Real in Rio”, da animação “Rio” (2011), de Carlos Saldanha, votará em melhor canção original, trilha sonora e melhor filme.

Ao todo, um recorde de 928 profissionais de 59 países foram convidados. No ano passado, foram 774. O aumento do número de convites faz parte dos esforços da Academia para diversificar a sua composição, o que inclui estimular a participação de mulheres, negros e realizadores estrangeiros.

Em 2016, apenas 25% dos membros da Academia eram mulheres, e 8% não brancos. Com a nova leva, as taxas subiram para 31% e 16%, respectivamente.

Entre os convidados dos outros países estão nomes como J.K. Rowling, Tiffany Haddish, Amy Schumer, Timothee Chalamet, Kendrick Lamar e Sufjan Stevens.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo