A alta nos aluguéis dos terrenos onde suas residências estão instaladas tem preocupado moradores de casas móveis na Flórida Central, colocando em risco a estabilidade habitacional de famílias de baixa renda. A problemática afeta os condados de Osceola, Volusia e Lake.
A aquisição de parques de casas móveis por investidores, incluindo grandes corporações, seria uma das principais causas do aumento nos preços, segundo os moradores. No “Spanish Village”, no Condado de Osceola, o valor mensal do aluguel de $ 480 está prestes a atingir $ 850 — um aumento de mais de 70%, que tem gerado indignação entre os residentes. Já no Lake Runnymeade Mobile Home Park, a locação mensal subiu de $ 415 para US$ 915 ao longo de três anos.
O presidente da Associação de Moradores, Philip Roy, alertou que muitos proprietários de casas móveis não conseguem mais arcar com os aumentos nos aluguéis, dificultando até mesmo a venda de suas propriedades.
Em resposta à escalada nos preços, uma nova legislação entrou em vigor para permitir que os proprietários de casas móveis e parques recorram à mediação em disputas relacionadas ao aluguel dos terrenos. Além disso, a deputada estadual Paula Stark tem pressionado pela aprovação de um projeto de lei que possibilitará que proprietários de trailers solicitem ao governo local assistência para o pagamento do aluguel dos terrenos.