Uma pesquisa realizada pelo Instituto Quaest e divulgada na quinta-feira (5) revelou que o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro estão virtualmente empatados em rejeição. Segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados disseram que são contra Lula se candidatar à reeleição, enquanto 65% afirmaram que Bolsonaro deveria abrir mão de uma eventual candidatura para outro nome da direita.
Mesmo inelegível, Bolsonaro empata com o atual presidente nas intenções de voto. Os dois têm 41% da preferência dos eleitores, segundo a Quaest. Lula também empata com outros nomes da direita, como Tarcísio de Freitas, Ratinho Jr. e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
O número de favoráveis a uma candidatura, no entanto, são melhores para o petista, com 32% para Lula, enquanto 26% apoiam uma candidatura de Bolsonaro. O ex-presidente está inelegível até 2030, de acordo com uma sentença do TSE que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A pesquisa ouviu 2004 pessoas acima dos 16 anos, entre 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.