Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Comunidade Estados Unidos

Festas do 4th of July são canceladas em comunidades latinas por medo do ICE

Eventos são suspensos em cidades como Chicago e Los Angeles: para líderes locais, ausência revela sentimento de exclusão em um dos feriados mais simbólicos do país.

Desfile de 4th of July: celebrações, especialmente nas comunidades latinas, podem ser afetadas em 2025. Foto: Wikimedia Commons

Em muitas cidades dos EUA, o 4 de Julho, tradicionalmente marcado por fogos de artifício, desfiles, café da manhã temático e carros antigos, pode ser diferente este ano. Várias comunidades latinas pelo país estão suspendendo suas tradições celebrações por medo de operações do ICE (Immigration and Customs Enforcement).

Na Califórnia, cidades do Los Angeles County como Bell Gardens, Huntington Park, Whittier e bairros como Boyle Heights e El Sereno cancelaram ou adiaram desfiles, shows e celebrações públicas. Em Los Angeles, a Gloria Molina Grand Park Summer Block Party foi suspensa, e em Whittier, o evento “Freedom Walk” foi adiado. Em Chicago, bairros como Little Village também reduziram ou cancelaram atividades comemorativas.

Em estados como Oregon e Pensilvânia, cidades menores com alta população latina também suspenderam festas e desfiles, seguindo o mesmo padrão. Muitas dessas decisões foram tomadas seguindo recomendações de grupos comunitários preocupados com a segurança de famílias de status migratório misto.

O temor cresceu depois de uma série de batidas migratórias em junho, com ações do ICE em mercados, lojas e vias públicas. Em Los Angeles, houve protestos após a presença da Guarda Nacional e de tropas federais em apoio à estas operações. Organizações locais relatam que moradores estão evitando sair de casa, e comerciantes registram queda constante no movimento.

Além dos cancelamentos, organizações de defesa dos imigrantes estão distribuindo orientações sobre como agir em caso de abordagem e reforçando o pedido para que a comunidade evite grandes aglomerações.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo