Imigrantes que entraram nos EUA sem autorização legal poderão ser mantidos presos durante todo o processo de deportação, que pode ser desde meses até anos. A medida barra o acesso a audiências de fiança, mesmo para aqueles que têm décadas de residência no país ou até filhos cidadãos americanos. Na Flórida, centros de detenção como o Krome Detention Center já refletem os impactos da política, com detidos permanecendo presos por longos períodos enquanto aguardam seus processos.
Segundo o ICE, a mudança “fecha uma brecha” usada principalmente para imigrantes que chegaram recentemente pela fronteira com o México. Grupos de defesa alertam que a orientação amplia o poder das autoridades para manter pessoas presas por tempo indefinido, sem que um juiz de imigração possa avaliar se elas representam risco à sociedade ou possibilidade de fuga.
O DHS (Department of Homeland Security) afirmou nas redes sociais que, com o novo “Big Beautiful Bill”, foram garantidos $45 bilhões para a construção de centros de detenção, e que haverá espaço “de sobra” para manter os “criminosos fora das ruas americanas”.
A diretriz já está sendo aplicada em algumas cortes de imigração, enquanto outras seguem concedendo audiências de fiança. O ICE tem recorrido dessas decisões e mantido imigrantes detidos durante os recursos. A denúncia dos grupos de defesa é de que o memorando usado como base para a nova política não foi tornado público, o que só dificulta contestações legais.