A política de imigração do presidente Donald Trump enfrenta rejeição crescente, segundo nova pesquisa da Reuters/Ipsos, divulgada nesta sexta-feira (18). Apenas 41% dos americanos aprovam suas ações na área, enquanto 51% desaprovam, representando o pior índice desde o início do segundo mandato.
O levantamento foi feito entre os dias 15 e 16 de julho, depois de uma série de medidas consideradas polêmicas, como o envio da National Guard para conter protestos contra ações migratórias em Los Angeles. Essa decisão foi tomada contra a vontade do governador da Califórnia, Gavin Newsom, e gerou manifestações em várias partes dos EUA.
A desaprovação popular parece refletir a insatisfação com operações mais agressivas. A pesquisa mostra que 54% dos entrevistados são contra prisões migratórias em locais de trabalho e 53% rejeitam ações conduzidas como operações militares. Já o uso de máscaras por agentes de imigração é desaprovado por 42% dos americanos.
Desde junho, agentes do ICE têm realizado batidas perto de escolas, igrejas e outros pontos considerados sensíveis, mirando migrantes sem documentação. Especialistas apontam que a queda na aprovação pode indicar um limite para o apoio público a políticas de deportação em massa.