Brasil

Marcos do Val alega ter visto da “categoria S” e viaja para os Estados Unidos

O visto citado pelo senador brasileiro é concedido aos estrangeiros que fornecem informações consideradas valiosas para os interesses da Casa Branca

Marcos do Val é investigado no STF por suposta participação em uma trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 (Foto: Agência Senado from Brasilia/Wikimedia)
Marcos do Val é investigado no STF por suposta participação em uma trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 (Foto: Agência Senado from Brasilia/Wikimedia)

Em vídeos publicados nas redes sociais e em entrevista ao portal Metrópoles, o senador brasileiro Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou possuir um visto “categoria S”, destinado as pessoas que fornecem informações consideradas valiosas por agências como o FBI e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em cooperação em casos criminais ou de segurança nacional. No entanto, não há confirmação oficial das autoridades americanas de que ele tenha realmente obtido esse tipo de permissão.

O político viajou para os Estados Unidos mesmo após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a apreensão de seus passaportes como parte de medidas cautelares impostas em investigações em curso. Contrariando a justiça brasileira, Val viajou com a família utilizando um passaporte diplomático válido. A entrada dele em território americano ocorreu pelo Aeroporto Internacional de Miami, no dia 23 de julho, conforme confirmado por autoridades.

Em resposta ao descumprimento da ordem judicial, Moraes determinou o bloqueio imediato das contas bancárias, cartões e chaves Pix de do senador. A decisão, publicada no dia 26 de julho, levanta a possibilidade de novas sanções ao parlamentar.

O senador também postou imagens ostentando diferentes passaportes — civil, diplomático e, segundo ele, estrangeiro — e afirmou que teria sido “acolhido oficialmente como cidadão americano”. A informação contradiz registros oficiais, que não indicam dupla cidadania formal.

Com informações do Metrópoles.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo