Arte & Cultura Comunidade

Jovens talentos do ballet latino brilham em curso de verão no Miami City Ballet School

Brasileiros estão entre os selecionados para intercâmbio que já revelou estrelas da dança nos EUA e Europa

Há 17 anos o South American Summer Program promove o intercâmbio artístico-cultural entre a América Latina e os EUA. Foto: SASP

Quarenta jovens bailarinos vindos do Brasil, Argentina, Uruguai, México e Estados Unidos participaram no mês de julho de um intensivo de duas semanas no prestigiado Miami City Ballet School. O grupo integra o South American Summer Program (SASP), coordenado pela maestra Alice Arja, que há 17 anos promove o intercâmbio artístico-cultural entre a América Latina e os EUA.

Os estudantes, com idades entre 10 e 19 anos, foram escolhidos por meio de audições rigorosas em seus países de origem. Durante o programa, eles passaram por jornadas diárias de três a quatro horas de aulas, em um treinamento de alto nível que busca formar a próxima geração de estrelas da dança clássica internacional.

Ao longo dos anos, o SASP já encaminhou diversos talentos à cena profissional, com ex-alunos ocupando cargos de destaque em companhias nos EUA, Europa e Canadá , sendo muitos deles brasileiros. Nesta edição, um jovem do Brasil e um do Uruguai foram premiados com bolsas para estudar durante o ano letivo na escola, enquanto outro brasileiro e uma uruguaia foram selecionados para o Summer Intensive de cinco semanas em 2026.

Nesta edição, 32 meninas e 8 meninos participaram do programa. A professora Alice Arja, referência na formação de bailarinos latino-americanos, já planeja uma edição ainda maior para o próximo ano.

Segundo o coordenador Renato Valverde, o programa tem como objetivo fortalecer o intercâmbio cultural e abrir portas para jovens talentos da dança. Ele lembra que, ao longo dos anos, para diversos alunos do SASP, a experiência em Miami é o primeiro passo de uma trajetória internacional.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo