A partir de 1º de agosto, adolescentes da Flórida que desejam obter a licença para dirigir terão que cumprir novas exigências, conforme determina a lei estadual SB 994, aprovada por unanimidade pela legislatura e sancionada pelo governador Ron DeSantis. Com a mudança na legislação, jovens entre 15 e 17 anos terão que realizar um curso presencial de seis horas, em substituição ao anterior — que era online e de apenas quatro horas. Continuam válidas as exigências dos exames de visão, audição e a prova escrita, bem como o consentimento do responsável legal.
Especialistas alertam que as novas exigências podem sobrecarregar os serviços do Departamento de Veículos Motorizados (DMV) e gerar custos adicionais para as famílias, sobretudo aquelas de baixa renda que não têm acesso fácil a cursos presenciais ou a instrutores. Para tentar atenuar os impactos, o governo ampliou a oferta de cursos de educação para o trânsito em escolas públicas.
Após obter a permissão provisória, os jovens precisarão cumprir outras etapas para conquistar a carteira de motorista definitiva: não ter nenhuma infração ou penalidade de trânsito; manter a licença provisória por 12 meses ou até completar 18 anos; e realizar 50 horas de direção supervisionada — sendo pelo menos 10 horas à noite — sempre com um adulto licenciado com mais de 21 anos.