Comunidade Estados Unidos

EUA vão negar visto a brasileiras que viajarem para dar à luz no país

Especialistas alertam que, em casos suspeitos, os oficiais consulares podem solicitar documentos adicionais para comprovar o motivo da viagem

O governo americano considera que viagens exclusivamente com essa finalidade representam uso indevido dos recursos públicos e dos benefícios sociais do país (Foto: Freepik)
O governo americano considera que viagens exclusivamente com essa finalidade representam uso indevido dos recursos públicos e dos benefícios sociais do país (Foto: Freepik)

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou um vídeo em seu perfil no X direcionado a grávidas que planejam o chamado “turismo de nascimento” — prática de viajar ao país com o objetivo de dar à luz e garantir a cidadania americana para o bebê. Segundo a representação diplomática, pedidos de visto serão negados caso os oficiais consulares identifiquem essa motivação.

Especialistas alertam que, em casos suspeitos, os oficiais consulares podem solicitar documentos adicionais para comprovar o motivo da viagem, além de investigar o histórico de deslocamentos e vínculos no Brasil.

A recomendação é que gestantes que tenham outros propósitos de viagem — como estudo, tratamento médico ou visita a familiares — apresentem comprovações claras durante o processo de solicitação do visto. O objetivo, segundo a Embaixada, é evitar interpretações equivocadas que possam resultar em negativa imediata.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo