Estados Unidos Manchete

Guarda Costeira dos EUA realiza maior apreensão de drogas da história e descarrega 38 toneladas em Port Everglades

Em parceria com o Departamento de Defesa, foram realizadas 19 operações que resultaram na captura de barcos de traficantes e na prisão de 34 suspeitos

O recorde anterior de maior apreensão da Guarda Costeira havia sido registrado em 2021, com 61 mil pounds de drogas, avaliadas em impressionantes $ 1,4 bilhão (Foto: Reprodução TV)
O recorde anterior de maior apreensão da Guarda Costeira havia sido registrado em 2021, com 61 mil pounds de drogas, avaliadas em impressionantes $ 1,4 bilhão (Foto: Reprodução TV)

A Guarda Costeira dos Estados Unidos fez a maior apreensão de drogas de sua história. Mais de 76 mil pounds (aproximadamente 38 toneladas) foram descarregadas no porto de Port Everglades, na Flórida. Em parceria com o Departamento de Defesa, foram realizadas 19 operações que resultaram na captura de embarcações de traficantes próximos às Ilhas Galápagos, no Equador, além das costas da Venezuela, México, República Dominicana, Jamaica e Aruba. No total, 34 suspeitos de tráfico de drogas foram detidos.

A ação, batizada de Operation Pacific Viper, foi conduzida entre 26 de junho e 18 de agosto, e algumas das embarcações foram localizadas por aeronaves de patrulha marítima antes de serem interceptadas e inspecionadas por equipes de abordagem. A a apreensão soma cerca de 61,7 mil pounds de cocaína (28 toneladas) e 14,4 mil pounds de maconha (6,5 toneladas), com valor estimado em $ 473 milhões. De acordo com as autoridades, a rota utilizada pelos traficantes partia da América Central e da América do Sul, com destino ao mercado americano.

O contra-almirante Adam Chamie, comandante do distrito sudeste da Guarda Costeira, destacou que a quantidade de cocaína seria o suficiente para produzir 23 milhões de doses letais — número equivalente à população total do estado da Flórida, estimada em 23,7 milhões de habitantes, segundo o censo de 2024.

“Essas drogas tinham como destino as ruas americanas. Retirá-las de circulação significa salvar vidas e enfraquecer organizações criminosas transnacionais que ameaçam nossa segurança e estabilidade regional”, declarou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo