A primeira-dama Melania Trump anunciou, nesta semana, o lançamento do “Presidential AI Challenge”, um concurso nacional que pretende estimular estudantes do jardim de infância ao ensino médio (K-12), bem como seus educadores, a desenvolverem projetos inovadores utilizando inteligência artificial (IA). Segundo ela, a competição representa uma oportunidade única de preparar jovens para o mercado de trabalho do futuro, e que é fundamental que os Estados Unidos liderem o mundo nessa área. As inscrições já estão abertas, e o prazo para envio dos projetos se encerra entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, dependendo da categoria. Mais informações estão disponíveis no site: https://orise.orau.gov/ai-challenge/.
O desafio convida alunos de todas as faixas etárias, incluindo aqueles em regime de ensino domiciliar, a apresentarem propostas que apliquem IA na solução de problemas concretos em suas comunidades. Entre as possibilidades sugeridas estão projetos voltados à segurança escolar, educação personalizada, saúde, meio ambiente e nutrição.
O Presidential AI Challenge será realizado em etapas estaduais, regionais e nacional. Todos os inscritos receberão um certificado presidencial de participação. As premiações estaduais serão anunciadas em março, as regionais em abril e a grande final nacional ocorrerá em junho de 2026, na Casa Branca, em Washington.
Os campeões estaduais terão direito a certificados de mérito, créditos em serviços de computação em nuvem e acesso a recursos online. Além de um certificado presidencial, os vencedores nacionais ganharão créditos em nuvem e um prêmio de $ 10 mil — concedido à equipe vencedora ou a cada integrante, dependendo da categoria.