Destaque da vitória da Noruega sobre a Moldávia nas eliminatórias da Europa, o atacante Haaland chamou a atenção por algo além dos cinco gols marcados na goleada por 11 a 1: ainda durante a partida, ele pediu desculpas ao goleiro adversário pelo seu desempenho. “O Haaland veio falar comigo, até meio constrangido, que ia tentar marcar mais gols por causa do saldo”, revelou o experiente Cristian Avram, a vítima. A Noruega é a líder do grupo I, com 100% de aproveitamento em seis jogos.
Haaland, além de artilheiro da partida, deu duas assistências naquela que foi a terceira maior vitória da história de sua seleção. A Noruega tenta retornar a uma Copa do Mundo, depois de sua última participação, em 1998, na França, quando inclusive derrotou o Brasil por 2 a 1 na primeira fase da competição. Naquela ocasião, o Brasil foi vice-campeão (perdeu para os donos da casa, na final) e a Noruega caiu nas oitavas de final, contra a Itália. Só por curiosidade, Haaland nasceu exatamente dois anos após aquele Mundial.
Mas voltando ao jogo da terça-feira (9 de setembro), o resultado só não foi mais elástico graças à atuação do goleiro moldavo Avram, que atua também em uma equipe do Azerbaijão. Com relação ao saldo, este pode ser realmente o critério determinante para a classificação da Noruega, já que o adversário direto no grupo é a Itália. A última rodada das eliminatórias acontece no dia 16 de novembro, com o confronto entre italianos e noruegueses, no estádio San Siro, em Milão.