Estados Unidos Manchete

EUA determinam revogação de visto de brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk

A medida foi anunciada pelo vice-secretário de Estado, Christopher Landau, que classificou a postagem como “assustadora” e ofensiva

Além do visto revogado, foi emitido um alerta para que Barbosa não tenha sua entrada permitida nos EUA no futuro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Além do visto revogado, foi emitido um alerta para que Barbosa não tenha sua entrada permitida nos EUA no futuro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O governo americano determinou a revogação do visto do médico brasileiro Ricardo Barbosa, após ele publicar, nas redes sociais, um comentário comemorando o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, morto a tiros na semana passada durante um evento universitário em Utah. A medida foi anunciada pelo vice-secretário de Estado, Christopher Landau, que classificou a postagem como “assustadora” e ofensiva.

Em resposta à repercussão do crime, Landau declarou que qualquer estrangeiro que elogiar, relativizar ou minimizar o assassinato poderá ter o visto negado ou cancelado. Para ele, permitir que estrangeiros expressem apoio ao crime sem consequências seria “um desrespeito à memória da vítima e uma ameaça aos valores democráticos”.

O comentário do neurocirurgião brasileiro dizia: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. Poucas horas após a publicação na rede social, a clínica onde Barbosa trabalhava, a Recife Day Clinic, anunciou seu desligamento. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco recebeu uma denúncia contra o médico e abriu apuração preliminar. A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia também divulgou nota repudiando a conduta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo