Um oficial do ICE foi afastado de suas funções depois de empurrar uma mulher em um tribunal de imigração em Manhattan. O incidente ocorreu na quinta-feira (26) em Federal Plaza, e foi registrado em vídeo, que viralizou rapidamente nas redes sociais.
A vítima, identificada como Monica Moreta-Galarza, estava protestando pela prisão do marido, que foi detido ao comparecer a uma audiência de asilo. Ela foi empurrada, caiu no chão e bateu a cabeça, e precisou ser levada a um hospital, mas foi liberada pouco depois.
O DHS (Department of Homeland Security) disse que o comportamento do oficial é “inaceitável e abaixo dos padrões” da agência e que uma investigação completa está em andamento. A identidade do agente não foi divulgada, e não foi informado se ele será suspenso ou demitido.
Especialistas em imigração ressaltam que a ação do DHS é rara, pois normalmente a agência reage de forma defensiva a acusações de abuso de força. “É um passo na direção certa, mas só aconteceu por causa de um vídeo viral”, afirmou Aaron Reichlin-Melnick, do American Immigration Council.