O governo dos EUA confirmou um novo programa que oferece $2.500 a imigrantes menores desacompanhados que optarem por deixar voluntariamente o país. A medida consta de memorando do Department of Health and Human Services (HHS) e foi confirmada pelo Department of Homeland Security (DHS).
De acordo com o documento, o pagamento será feito a adolescentes de 14 anos ou mais sob custódia do governo que manifestarem interesse em retornar ao país de origem. O texto descreve o valor como “auxílio de reinstalação” e ressalta que jovens do México não são elegíveis para o programa.
O governo argumenta que a iniciativa se aplica somente a quem desejar sair voluntariamente, mas defensores de imigrantes afirmam que a proposta pressiona menores vulneráveis a abrir mão de seus direitos legais, como o pedido de asilo. Para eles, o incentivo financeiro pode levar adolescentes a retornar a situações de risco sem uma audiência justa.
“Essa política pressiona crianças a abandonar suas reivindicações legais e voltar a uma vida de medo e perigo”, disse Murad Awawdeh, presidente da New York Immigration Coalition. “O caos embutido nessa proposta vai devastar famílias e comunidades, e é direcionado para ferir crianças.”
Com informações do The Guardian.