Imigração Negócios

Projeto de lei que obriga todas empresas a checarem status imigratório dos funcionários avança na Flórida

Atualmente, só as empresas que têm mais de 25 funcionários são obrigadas a usar o sistema de checagem imigratória E-Verify

Projeto semelhante passou em abril na Assembleia estadual (foto), mas parou no Senado da Flórida (Wikimedia Commons)

O comitê de atividades profissionais da Assembleia Estadual da Flórida deu sinal verde na quarta-feira (5) para um projeto de lei – proposto pelos deputados estaduais Berny Jacques e Kiyan Michael, ambos Republicanos – seguir adiante. Uma lei similar passou na Assembleia em abril, mas não progrediu no Senado Estadual.

Desta vez, os dois parlamentares dizem que já estão conversando com senadores para apoiarem a lei. O projeto precisa ainda passar pelo Comitê de Comércio antes de seguir para votação em plenário.

A legislação atual federal requer que todas as empresas, inclusive as pequenas, preenchem o formulário I-9 do USCIS (United States Customs and Immigration Services), de verificação de eligibilidade para trabalho nos Estados Unidos.

No entanto, as pequenas empresas com menos de 25 funcionários não são obrigadas a usar o sistema E-Verify, que checa a situação imigratória do funcionário. Em outros estados, como Arizona e Alabama, o uso é obrigatório.

A grande maioria das empresas na Flórida são pequenas. Segundo o U.S. Small Business Administration (SBA), 476 mil empresas registradas no estado têm menos de 19 funcionários, contra 42 mil com mais de 20.

“Isso só vai fazer com que a lei seja cumprida” – disse Berny Jacques, co-autor do projeto. “Já é ilegal contratar trabalhadores não autorizados, e já temos um sistema que verifica se você está ou não de acordo com a lei. Esse sistema é o E-Verify, que vem sendo usado por muitos anos. Tem sido usado por todos os empregadores setor público. Não tem nada de novo”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo