Imigração Manchete

Juiz determina libertação de centenas de imigrantes detidos em operação do ICE em Chicago

A decisão pode gerar efeito dominó em outros estados que passaram por situações semelhantes, incluindo a Flórida

A Casa Branca divulgou nota afirmando que o governo “respeita as decisões judiciais, mas continuará a aplicar as leis de imigração com rigor” (Foto: Freepik)
A Casa Branca divulgou nota afirmando que o governo “respeita as decisões judiciais, mas continuará a aplicar as leis de imigração com rigor” (Foto: Freepik)

Um juiz federal determinou, na quarta-feira (12), a libertação de centenas de imigrantes presos nas últimas semanas pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) na região metropolitana de Chicago, em meio à crescente pressão pública e judicial sobre as operações de imigração. Ao menos 300 pessoas deverão ser beneficiadas pela medida nos próximos dias, com possibilidade de que outras sejam liberadas posteriormente.

As detenções na região ocorreram durante uma ofensiva do ICE iniciada em outubro com o objetivo de “identificar e remover imigrantes com antecedentes criminais”. Segundo a ação movida por organizações de direitos civis e advogados de imigração, grande parte dos detidos não tinha histórico criminal ou foi presa sem mandado judicial.

A decisão pode gerar efeito dominó em outros estados que passaram por situações semelhantes. De acordo com dados oficiais, mais de 8 mil imigrantes foram detidos desde o início de outubro em ações coordenadas em todo o país, incluindo Illinois, Texas e Flórida.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo