Cônjuges de cidadãos dos EUA Unidos têm sido detidos imediatamente depois de entrevistas para obtenção de green card em San Diego. Desde meados de novembro, dezenas de casos foram registrados, surpreendendo casais que esperavam apenas concluir o processo de residência permanente.
Em muitos desses casos, os cônjuges entraram legalmente no país, entregaram a documentação exigida, passaram por exames médicos e checagens biométricas e já possuíam autorização de trabalho. Nenhum tinha antecedentes criminais.
Logo após a entrevista, agentes do ICE informaram aos cônjuges que eles estavam em situação de overstay de visto e os levaram para detenção. O procedimento chamou atenção por ocorrer dentro do próprio escritório da USCIS, algo incomum até então. Advogados que acompanham os casos dizem que os casais cumpriram todas as regras e apresentaram provas da relação, mas ainda assim foram detidos.
Em um dos casos, um cidadão americano ficou sozinho com o bebê enquanto a esposa era algemada pelos agentes. Em outro, um engenheiro de robótica foi levado por agentes armados após a entrevista e permanece detido, aguardando procedimentos legais. Há relatos dos próprios agentes emocionados ao testemunhar as detenções.
Especialistas em imigração recomendam que cônjuges com qualquer risco migratório compareçam às entrevistas acompanhados de advogado e mantenham toda a documentação da relação e do histórico migratório organizada.
