O Brasil volta a marcar presença de peso no Oscar 2026, com quatro indicações para o filme O Agente Secreto, que colocou o cinema brasileiro novamente na disputa principal da Academia, a de Melhor Filme.
Wagner Moura fez história como o primeiro ator brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Ator, um marco na categoria de interpretação, tradicionalmente mais fechada ao cinema fora do eixo de língua inglesa.
O Agente Secreto também recebeu a indicação de Melhor Elenco, prêmio que será entregue pela primeira vez nesta edição. Com esse resultado, o filme iguala Cidade de Deus como o longa brasileiro com mais nomeações ao Oscar, feito que não se repetia desde 2004.
A quarta indicação de Agente Secreto foi de Melhor Filme Internacional. Já a quinta indicação brasileira vem da área técnica. Adolpho Veloso concorre a Melhor Fotografia pelo trabalho em Train Dreams, ampliando a presença e reforçando o reconhecimento de profissionais do Brasil em Hollywood.
O resultado confirma o grande momento do cinema brasileiro no Oscar. Depois de Ainda Estou Aqui vencer como Melhor Filme Internacional e da indicação de Fernanda Torres como Melhor Atriz em 2025, o Brasil faz história de novo, marcando presença na premiação de 15 de março.
