Carlos Wesley Esportes

Brasileirão começa na quarta-feira (28)

Atual campeão, Flamengo é mais uma vez favorito ao título 

O Remo, de Yago Pikachu, está de volta à elite do futebol brasileiro e é uma das novidades da edição de 2026 da principal competição do país (Foto: Samara Miranda/Assessoria de Comunicação do Clube do Remo)
O Remo, de Yago Pikachu, está de volta à elite do futebol brasileiro e é uma das novidades da edição de 2026 da principal competição do país (Foto: Samara Miranda/Assessoria de Comunicação do Clube do Remo)

Atenção amantes do esporte: o maior espetáculo da Terra vai começar. Exagero, né? Mas, de fato, o Campeonato Brasileiro da Série A, a mais disputada e equilibrada competição de clubes de futebol do planeta, terá início nesta quarta-feira (28 de janeiro), com 20 equipes disputando o cobiçado título, que hoje está nas mãos do Flamengo. O rubro-negro carioca, aliás, é o único representante brasileiro na lista dos 30 clubes mais ricos do mundo (está na 29ª posição do ranking com receita estimada de US$ 240 milhões)… e isso é suficiente para dizer que está aí o favorito absoluto do Brasileirão 2026.

Mesmo em início de temporada, a primeira rodada, com jogos marcados para quarta e quinta-feira, terá clássicos importantes. Confrontos como Atlético-MG x Palmeiras, Fluminense x Grêmio, São Paulo x Flamengo, Corinthians x Bahia e Botafogo x Cruzeiro dão a exata noção de como a disputa será empolgante desde o pontapé inicial. A máxima de que cada jogo é uma decisão aplica-se perfeitamente neste caso.

A reformulação das datas do futebol brasileiro, em virtude da Copa do Mundo e do desejo da CBF de tornar o calendário mais sustentável e humano para atletas e clubes, acabou antecipando a estreia do principal torneio do país neste ano. Isso significa que os jogadores não estarão no melhor de sua forma física. Mas, para o torcedor em geral, isso não interessa… o que ele quer é comemorar gols e vitórias.

Em termos de inovação, a tão aguardada tecnologia do impedimento semiautomático não será usada neste começo de competição. O presidente da CBF, Samir Xaud, informou que a iniciativa ainda está em fase de implementação e há pendências em alguns dos 27 estádios que serão usados na Série A para que tudo funcione da melhor forma possível. Aliado a isso, o mandatário da entidade garantiu que os juízes e bandeirinhas participarão de treinamentos físicos e cursos de reciclagem constantes para melhoria de desempenho e avaliação. Excelente notícia, até porque as arbitragens polêmicas foram a grande mácula da edição passada.

Outra grande novidade é um time da região Norte, o Remo, de volta à elite do futebol brasileiro, encerrando um jejum de 21 anos – o Paysandu disputou a Série A em 2005 e acabou rebaixado naquele mesmo ano. Além do Leão Azul da Amazônia, duas equipes do Nordeste (Bahia e Vitória) tentarão acabar com o domínio das potências do Sudeste/Sul do Brasil, que vem desde a década de 80 do século passado. No mais, só nos resta aproveitar as 38 rodadas do melhor futebol do mundo!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo