Carlos Wesley Esportes

Rodada decisiva da Champions League teve gol de goleiro

O resultado do jogo foi 4 a 2 e o gol decisivo foi o diferencial para que o Benfica superasse outros adversários na luta pela classificação no saldo de gols

O goleiro ucraniano Trubin garantiu a classificação do Benfica com um gol nos acréscimos (Foto: Yuliia Perekopaiko/Wikimedia)
O goleiro ucraniano Trubin garantiu a classificação do Benfica com um gol nos acréscimos (Foto: Yuliia Perekopaiko/Wikimedia)

Diz um ditado do futebol que gol de goleiro deveria dois. E se for um gol nos acréscimos do segundo tempo, contra uma equipe galática como o Real Madrid, que garantiu a classificação do time para a fase seguinte de uma competição pesada como a Champions League? Pois é… foi exatamente isso que aconteceu no Estádio da Luz, a casa do clube português Benfica. O goleiro ucraniano Trubin, que saiu do país para fugir da guerra, foi o herói da noite ao balançar a rede no último lance da partida, numa cabeçada indefensável. O feito vai render aos cofres dos “Águias” cerca de três milhões de euros por ter passado de fase.

O resultado do jogo foi 4 a 2 e o gol decisivo foi o diferencial para que o Benfica superasse outros adversários na luta pela classificação no saldo de gols. “Nem sei o que dizer. Foi um momento louco”, confessou Trubin, que marcou pela primeira vez na sua carreira, aos 24 anos. Curiosamente, ele estava sendo vaiado um minuto antes do momento de glória, pois chegou a fazer cera, sem saber que sua equipe ainda precisava de mais um gol para a classificação. “Eu pensava que a vitória já garantiria a passagem de fase. Até que o técnico Mourinho mandou eu subir para o ataque. E foi o máximo”, disse o goleiro. O Benfica terminou a primeira fase em 24ª (última vaga) e agora espera o sorteio para conhecer qual será o confronto eliminatório, em março.

Na Champions League, os oito primeiros colocados na primeira fase já vão direto para as oitavas de final, ao contrário das outras 16 equipes classificadas, que precisam disputar um playoff. Entre os times de melhor campanha, nenhuma novidade: Arsenal, Bayern, Liverpool, Tottenham, Barcelona, Chelsea, Sporting e Manchester City (ou seja, cinco da Premier League, Inglaterra). Real Madrid, Internazionale, Juventus, Borussia Dortmund, Atlético de Madri e PSG, assim como o Benfica e outros, vão enfrentar mais uma etapa eliminatória.

Nunca é demais lembrar que o goleiro mais artilheiro da história do futebol é um brasileiro: Rogério Ceni, que atuou pelo São Paulo e hoje é técnico do Bahia, marcou 131 gols na carreira, bem à frente do segundo colocado no ranking, o chileno Chilavert, que marcou 62. A grande maioria dos gols de Ceni foram de bola parada (pênalti ou falta), mas um deles foi com a bola rolando, em 2006, contra o Cruzeiro, em jogada ensaiada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo