Miami entrou oficialmente no mapa dos carros totalmente autônomos com o início das operações da Waymo, subsidiária da Alphabet Inc., controladora do Google. Nesta fase inicial o serviço — que dispensa motoristas humanos — está disponível apenas para usuários selecionados pela empresa, que irá gradualmente liberar o acesso para uma lista de espera com quase 10 mil residentes.
As viagens serão oferecidas para uma área de aproximadamente 60 milhas quadradas, que inclui bairros como Design District, Wynwood, Brickell e Coral Gables. A expectativa é que o serviço seja ampliado futuramente até o Miami International Airport.
Os interessados devem baixar o aplicativo Waymo One, criar uma conta e se inscrever para aguardar a habilitação de uso. Uma vez autorizado, o passageiro solicita o robotáxi pela plataforma, de forma semelhante ao de outros serviços de transporte por aplicativo – com interface de reserva, rastreamento em tempo real e opções de pagamento digital.
Embora não tenha sido divulgada uma tabela oficial de preços, a empresa informou que os valores serão competitivos e variáveis de acordo com a distância, o tempo e a demanda no momento da corrida. O serviço foi projetado para operar 24 horas por dia, sete dias por semana.
Segundo a Waymo, a inauguração faz parte de um plano de expansão nacional da frota de robotáxis, após lançamentos em outras metrópoles como Phoenix, San Francisco, Los Angeles, Atlanta e Austin.
