A prova, uma das mais tradicionais do circuito de longa distância, teve início nas primeiras horas do sábado, 18, em Lake Woodlands, Texas. Segundo registros oficiais das autoridades do Condado de Montgomery, Mara Flávia Araújo, de 38 anos, desapareceu por volta das 6h, logo após a largada da natação. De acordo com os socorristas, a operação de resgate foi complexa devido à visibilidade subaquática “praticamente nula”. O corpo da atleta foi encontrado às 9h, a aproximadamente três metros de profundidade.
Muito além de uma esportista dedicada, a brasileira era uma voz ativa e uma inspiração para milhares de seguidores. Formada em Jornalismo e Marketing, atuou por mais de uma década em emissoras de rádio e TV.
Após ser diagnosticada com um problema de saúde em 2019, Mara encontrou no triatlo uma ferramenta de reabilitação e um novo propósito de vida. Em suas redes sociais, com cerca de 60 mil seguidores, ela compartilhava mensagens sobre resiliência e como o esporte a salvou.
A família da atleta reside em São Paulo e está em contato com o Itamaraty e o Consulado Brasileiro em Houston para organizar os trâmites burocráticos. Uma autópsia está agendada para esta segunda-feira (20), no Texas, e o laudo médico deverá esclarecer a causa da morte.
