Comunidade

Brasileiro é detido em NY após filmar torcida com drone em local proibido

Caso aconteceu na região da Ponte do Brooklyn durante encontro de torcedores da Seleção Brasileira na Copa de 2026

Após abordagem do FBI, equipamento foi retido e o jovem recebeu multa de US$ 1 mil. (Foto: Reprodução/Instagram rodriguetzfilm)

Um brasileiro de 26 anos foi detido em New York após operar um drone em uma área considerada restrita nas proximidades da Ponte do Brooklyn, durante um encontro de torcedores da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O caso terminou com a apreensão do equipamento e aplicação de multa.

O brasiliense Rodrigo Pereira Gonçalves afirmou que estava no local registrando imagens da festa organizada pelo Movimento Verde Amarelo (MVA) quando viu outros drones no ar. Segundo ele, antes de levantar o próprio equipamento, chegou a perguntar a um policial se poderia realizar a filmagem e teria recebido uma resposta verbal positiva.

Ele contou que, pouco depois, foi abordado por agentes, incluindo um representante do FBI, quando já se preparava para recolher o drone. O brasileiro disse que ficou nervoso durante a ação e chegou a ter uma crise de ansiedade, mas colaborou com as autoridades durante todo o procedimento.

De acordo com as regras da Federal Aviation Administration (FAA), o uso de drones não é proibido de forma geral nos Estados Unidos, mas é vetado em áreas restritas, como regiões próximas a pontes e estruturas estratégicas. Nesses casos, a operação pode resultar em multa e retenção do equipamento.

Após checagem, o drone foi apreendido e ele recebeu multa de US$ 1 mil para reaver os itens. O brasileiro acabou liberado após cerca de duas horas de averiguação.

Compartilhar Post: