As eleições nos Estados Unidos provocaram diferentes reações nas redes sociais. Enquanto ativistas ligados ao Partido Democrata comemoraram os resultados com mensagens de agradecimento ao Brasil, a Casa Branca publicou uma imagem de Donald Trump reafirmando que ele continua sendo o presidente americano.
O ativista democrata Isaiah Martin escreveu no X: “Obrigado, Brasil, por nos mostrar o caminho!”, acompanhado da expressão “Explode!”, popularizada pelo deputado federal André Janones durante campanhas políticas brasileiras.
Martin já havia feito referência ao Brasil no dia da votação, quando incentivou seus seguidores a votar “como brasileiros”. As mensagens circularam entre usuários dos dois países e fizeram referência à mobilização eleitoral brasileira.
Do lado do governo republicano, a conta oficial da Casa Branca publicou uma fotografia de Trump com a frase: “Aviso: Trump continua sendo seu presidente”. A postagem foi acompanhada da mensagem: “Obrigado pela atenção a este assunto”.
O diretor de comunicação da Casa Branca, Steven Cheung, também reforçou a posição, lembrando que Trump permanece no comando do Executivo americano.
As manifestações ocorreram após os democratas conquistarem o controle da Câmara dos Representantes e do Senado. Apesar da mudança no Congresso, Trump continua na Presidência até janeiro de 2029, quando termina seu mandato.
