Manchete Negócios

Relatório aponta fraude no repasse de bilhões em ajuda às pequenas empresas dos EUA

Dezenas de milhares de empréstimos feitos pelo governo por meio do PPP aos pequeno negócios podem ter sido obtidos por meios ilegais, diz o relatório

Pacote é o meio-termo das propostas Democrata de $ 2,4 trilhões e Republicanas de $ 500 bilhões. (Foto: Pixabay)
Valor do dólar está em queda (foto: Pixabay)

Um relatório divulgado por legisladores democratas nesta terça-feira (1º), apontou que bilhões de dólares do Paycheck Protection Program (PPP), repassados às pequenas empresas para evitar demissões provocadas por perdas na arrecadação durante a pandemia de covid-19 , foi parar nos cofres de empresários que burlaram as regras do programa para solicitar vários empréstimos.

O documento revela que pelo menos $3 bilhões foram concedidos a negócios inelegíveis para fazer contratos com o governo, e outras milhares de transferências foram feitas apesar de apresentarem sérios problemas com justiça do trabalho e outros.

“Os contribuintes não deveriam ter que escolher entre obter ajuda rapidamente para aqueles que precisam e desperdiçar fundos federais. Há medidas simples que poderiam ter sido tomadas para evitar essa situação”, disse James Clyburn, presidente do subcomitê para a crise do coronavírus da Câmara dos Deputados à agência Reuters.

Segundo o parlamentar, a administração Trump deveria ter supervisionado melhor o repasse do dinheiro para evitar fraudes.

Até o último dia 8 de agosto, o PPP havia fornecido empréstimos perdoáveis a mais de 5,2 milhões de empresas por meio da U.S. Small Business Administration (SBA). A SBA ainda não respondeu aos pedidos de explicações dos democratas.

O governo Trump alega que o PPP salvou cerca de 51 milhões de empregos em um momento em que grande parte da economia dos EUA foi paralisada devido ao coronavírus. Economistas dizem que o impacto real é muito menor, provavelmente entre 1 e 14 milhões de empregos.

O orçamento total do PPP aprovado em março para socorrer os pequenos negócios e organizações sem fins lucrativos foi de $349 bilhões.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo