Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Antonio Tozzi Esportes

Duelo de Titãs em Brasília

Ah, se eu fosse roteirista de cinema provavelmente não escreveria um roteiro tão emocionante como este que se prenuncia para a manhã de domingo (11) no Estádio Mané Garrincha em Brasília.

Os ingredientes são de primeira e reúnem os times mais vencedores da atualidade: Flamengo e Palmeiras. Os analistas apontam o Rubro-Negro carioca como favorito, em função de sua constelação de craques, e ainda pelo fato de o técnico Rogério Ceni, antes tão contestado pela torcida, ter conseguido resgatar o futebol empolgante e eficiente da época de Jorge Jesus.

Entretanto, ninguém pode desprezar a força de conjunto do Alviverde paulistano. Embora tenha menos figuras fulgurantes do que o adversário, é inegável que o elenco palmeirense é mais farto. Ou seja, possibilita ao técnico Abel Ferreira efetuar substituições e manter o nível de desempenho. Afinal, ele mesmo sempre frisa que sua equipe não tem um time titular, mas, sim, um conjunto de jogadores que se reveza e propicia uma grande variedade de alternativas.

Do tetra à Supercopa Kia 2021: como o Palmeiras garantiu sua vaga

Em temporada historicamente vencedora, Palmeiras conquistou a Copa do Brasil e, de quebra, se classificou para a disputa de mais um título nacional.

Depois de um ano inesquecível, o Palmeiras terá a chance de levantar sua primeira taça na nova temporada. O Verdão enfrenta o Flamengo no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, em jogo único que definirá o #SupercampeãodoBrasil.

O Palmeiras chega à competição como atual campeão da Copa do Brasil. Na temporada passada, o Verdão atropelou todos os adversários que teve pela frente e conquistou a taça da Copa do Brasil pela quarta vez em sua história.

No caminho do Palmeiras, estiveram Red Bull Bragantino, Ceará, América-MG e, na final, o Grêmio. Foram seis vitórias e dois empates. Na decisão, o Alviverde derrotou o Grêmio por 1 a 0 fora de casa e fechou a conta com um 2 a 0 categórico no Allianz Parque. Mas o título da Copa do Brasil passou longe de ser o único do Palmeiras na temporada passada.

O Verdão viveu um dos anos mais gloriosos de uma história cheia de títulos. O Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista, encerrando um jejum de 12 anos sem vencer o título estadual, e alcançou a glória eterna ao derrotar o Santos na final da Conmebol Libertadores, no Maracanã, levantando a taça continental pela segunda vez em sua história.

No embalo do bi, Flamengo volta à Supercopa Kia 2021 para defesa do título

Gerson e Gabigol celebram um dos gols assinalado pelo atacante no Brasileirão (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Gerson e Gabigol celebram um dos gols assinalado pelo atacante no Brasileirão (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Com arrancada na reta final, Fla conquistou o Brasileirão Assaí pela segunda temporada consecutiva e terá a chance de se tornar o primeiro bicampeão da Supercopa Kia. Um ano depois de se sagrar #SupercampeãodoBrasil, o Flamengo retorno ao Estádio Nacional Mané Garrincha para a defesa de seu título diante do Palmeiras. E foi justamente com um bicampeonato que o Rubro-negro garantiu sua participação no jogo do próximo domingo (11), em Brasília.

Avassalador em 2019, o Flamengo   passou por altos e baixos em sua defesa do título do Brasileirão Assaí. De um começo conturbado e uma grande arrancada na reta final, o Rubro-negro se recuperou ao longo da temporada e conquistou o Brasileiro pelo segundo ano consecutivo.

A base do time campeão da Supercopa Kia em 2020 foi mantida. Da equipe que entrou em campo como titular naquele jogo, apenas o lateral-direito Rafinha não está no elenco rubro-negro atualmente.

Na campanha do Brasileirão Assaí 2020, o Flamengo não perdeu para o Palmeiras, adversário deste domingo. No jogo do primeiro turno, em São Paulo, os dois ficaram no empate por 1 a 1. No returno, em partida disputada no próprio Mané Garrincha, o Fla venceu por 2 a 0.

Palmeiras larga na frente na disputa pela Recopa Sul-Americana

Os dois adversários chegam à decisão da Supercopa cheios de moral. Ambos vêm de vitórias. O Verdão derrotou o Defensa y Justicia por 2 a 1, com gols de Rony e Gustavo Scarpa, e abriu vantagem na briga pela Recopa Sul-Americana, torneio entre os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana do ano passado, e começou bem a disputa pelo primeiro título de 2021. 

Na noite de quarta-feira (7), na Argentina, o Verdão venceu o atual campeão da Copa Sul-Americana, que marcou um belo gol com Brayan Romero.  Muito embora o time argentino tenha dominado o jogo em alguns momentos, a equipe brasileira foi mais eficaz nas chances que teve. O Defensa ainda chegou a fazer o gol de empate no fim do jogo, com Walter Bou, mas o árbitro marcou polêmico impedimento. Houve muita reclamação dos argentinos.

Na partida de volta, na próxima quarta-feira, no estádio Mané Garrinha, em Brasília, o Palmeiras joga pelo empate para ser campeão. O Defensa y Justicia precisa vencer por dois gols de diferença. Se vencer por um gol, a partida vai para prorrogação e pênaltis se persistir o resultado.

Flamengo atropela Madureira no Cariocão

O Flamengo venceu o Madureira por 5 a 1 na segunda-feira (5), no estádio Raulino de Oliveira, em jogo válido pela oitava rodada da Taça Guanabara. Os gols rubro-negros na partida foram marcados por Gabigol (2), Gerson, Diego e Arrascaeta. Luiz Paulo descontou para o Tricolor Suburbano.

Com a vitória, o Flamengo voltou à liderança do Grupo Principal da Taça Guanabara, com 19 pontos conquistados até aqui. O Madureira segue na quinta colocação, com 11 pontos. O Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo, contra o Palmeiras, em Brasília, para a disputa da Supercopa do Brasil. O Tricolor Suburbano enfrenta o Boavista em Conselheiro Galvão, também no domingo.

Gabigol se tornou o maior artilheiro do Flamengo no Século 21 com os dois gols marcados na vitória por 5 a 1 sobre o Madureira. Ainda no primeiro tempo, o camisa 9 foi às redes duas vezes e igualou os 73 marcados por Renato Abreu.

Santos tem vitória convincente na Argentina

O Santos teve autoridade, chegou a sofrer por alguns momentos, mas venceu o San Lorenzo por 3 a 1 na noite de terça-feira (6), em Buenos Aires, e abriu ótima vantagem na disputa por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo de ida da terceira fase começou muito bem para o Peixe, que marcou com Lucas Braga e Marinho, de pênalti, no primeiro tempo. No segundo, Ángel Romero, ex-Corinthians, diminuiu e ensaiou uma pressão, mas Ângelo, de 16 anos, marcou nos acréscimos e garantiu a vantagem santista – o time de Ariel Holan pode até perder por um gol de diferença para se classificar. 

Santos e San Lorenzo voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, no Mané Garrincha, em Brasília. Vitória, empate ou derrota por um gol de diferença (ou 2 a 0) dão a vaga ao Santos, enquanto o San Lorenzo precisa vencer por três gols de diferença (ou dois, caso faça quatro gols ou mais). Um 3 a 1 a favor dos argentinos leva a decisão para os pênaltis. Quem se classificar avança à fase de grupos, já sabendo quais adversários vai enfrentar – o sorteio das chaves da Libertadores é na próxima sexta-feira, antes do jogo de volta.

Aos 16 anos, Ângelo se tornou o jogador mais jovem a fazer gol em uma Libertadores. O garoto, considerado uma das maiores promessas do Santos nos últimos anos, já havia entrado para a história ao se tornar o jogador mais jovem a entrar em campo na competição continental. Agora, tem dois feitos históricos.

Grêmio joga na sexta-feira (9)

O técnico Renato Portaluppi sequer viajou com a delegação do Tricolor gaúcho após ter sido detectado com covid-19 (Foto: Sambafoot)
O técnico Renato Portaluppi sequer viajou com a delegação do Tricolor gaúcho após ter sido detectado com covid-19 (Foto: Sambafoot)

A delegação do Grêmio chegou a Luque, no Paraguai, na noite desta quarta-feira. O desembarque ocorreu após a mudança de local e data da partida com o Independiente Del Valle, pela Libertadores. O elenco gremista teve dois casos de covid-19 na última terça-feira e a Conmebol transferiu a partida de ida para solo paraguaio por conta de restrições impostas pelo governo equatoriano.

Na delegação, já não estam presentes Paulo Victor e Vanderson, que testaram postivo para Covid-19. Além deles, Victor Ferraz e Emanuel, com sintomas da doença, mas com resultados negativos nos últimos exames, também não acompanham o grupo. Os quatro retornaram para Porto Alegre em voo fretado pelo clube. 

O jogo contra o Independiente del Valle ocorreria em Quito, no Equador, mas agora, o duelo será na sexta-feira (9), em Assunção, no Paraguai, no mesmo horário, mas no Defensores del Chaco.

Além de Vanderson e Paulo Victor, a lista de casos no clube nas últimas semanas ainda tem o técnico Renato Portaluppi, confirmado na última segunda, o preparador físico Reverson Pimentel e o zagueiro Paulo Miranda.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo