Imigração

Governo Biden vai emitir 300 mil vistos de trabalho

Informação foi dada pelo ministro do Interior do México e beneficiará mexicanos e centro-americanos

Vistos temporários de trabalho: desafios migratórios (Foto: Creative Commons)
Vistos temporários de trabalho: desafios migratórios (Foto: Creative Commons)

O governo Joe Biden vai propor a emissão de 300 mil vistos de trabalho temporários para mexicanos e centro-americanos para ajudar os desafios migratórios nos países.  A informação foi dada pelo ministro do Interior do México, Adan Augusto Lopez, em discurso para empresários em Tijuana, México. “Em termos de custos sociais é um preço alto que nosso país seja um ponto de passagem para imigrantes. Estamos conversando com o governo americano para gerar melhores condições”, acrescentou.

Ele disse que a proposta será anunciada quando o presidente mexicano, Andrés Manuel Lopes Obrador, visitar Washington, DC, em julho.  Segundo Lopez, desses 300 mil vistos, 150 mil serão para mexicanos ou para estrangeiros que estão no México esperando a possibilidade de migrar para os EUA.  Os outros 150 mil serão distribuídos proporcionalmente entre os países da América Central.

“Acho que isso nos ajudará a reduzir a tensão”, disse Lopez, referindo-se às centenas de milhares de pessoas que passam todos os anos pelo México a caminho dos Estados Unidos.

Já o diretor do Centro Baker Institute for Public Policy para os EUA e o México na Rice University, Tony Payan, se pergunta de onde virão esses vistos:  “Não há nenhuma maneira legal pela qual o sistema de vistos nos Estados Unidos possa acomodar 300 mil autorizações adicionais para trabalhadores. Isso não significa que os EUA não precisam de mão de obra, mas a América está prestes a entrar em uma desaceleração econômica, se não em uma recessão total. Não me parece legal ou economicamente viável neste momento.”  

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo