Estados Unidos Manchete

Comemoração do 4th of July é marcada por ataques a tiros em massa

Muitos morreram e dezenas ficaram feridos em tiroteios por todo o País; outros entraram em pânico ao ouvir barulho de fogos de artifício

Os ataques a tiros se espalharam por todo o País (Foto: Wikimedia Commons)
Os ataques a tiros se espalharam por todo o País (Foto: Wikimedia Commons)

O tiroteio que deixou seis mortos e mais de 30 feridos em Highland Park, perto de Chicago, Illinois, foi o mais letal, mas não o único caso de violência nas comemorações do 4th of July. Houve pelo menos quatro ataques a tiros em massa – quando quatro pessoas no mínimo ficam feridas em um único evento – registrados na segunda-feira (4) em diferentes partes do País.

O ataque merece destaque pelo tamanho, gravidade e localização, um subúrbio rico, com renda familiar de cerca de $150 mil ao ano. A falta de padrão dos crimes a tiros em massa mostra que a violência armada em uma nação com mais armas de fogo do que pessoas está em todos os lugares.

Doze horas antes de o atirador abrir fogo contra o desfile em Highland Park, cinco pessoas ficaram feridas em um tiroteio por volta da meia-noite em Parkway Gardens, no bairro de Greater Grand Crossing, em Chicago, onde a renda familiar é inferior a $30 mil. As cinco vítimas, homens de 17 a 30 anos, foram transportadas para hospitais locais, de acordo com o Departamento de Polícia de Chicago. Até o momento, ninguém foi preso e o autor não foi identificado.

Ainda no 4th of July, quatro pessoas ficaram feridas em um tiroteio em Kansas City, Missouri. Em Richmond, Virgínia, seis foram baleadas. Antes disso, no fim de semana que antecedeu o feriado, houve ataques a tiros em massa em ao menos seis outras cidades, incluindo New York.

Segundo dados da NBC em Chicago, durante festas no fim de semana que antecedeu o 4th of July, pelo menos 57 pessoas foram baleadas na cidade, sendo que nove morreram. Os números foram divulgados na manhã de segunda-feira (4), ainda sem contabilizar os de Highland Park.

Na Filadélfia, Pensilvânia, as vítimas foram dois policiais baleados. Eles foram transportados para o Hospital Universitário de Jefferson e passam bem.

O cenário de insegurança provocou uma reação em cadeia de medo, mesmo quando a ameaça não era real. Em diversas celebrações, correria e empurra-empurra foram registrados porque os sons de fogos de artifício foram confundidos com tiros.

Em um show de fogos no centro de Orlando, por exemplo, as pessoas fugiram enquanto estouros altos ecoavam. Alguns pularam em um lago e outros sofreram ferimentos leves durante a confusão. De acordo com policiais, os barulhos altos ouvidos eram fogos de artifício.

Em Harrisburg, na Pensilvânia, o som dos fogos foi apontado como provável causa do pânico entre centenas de pessoas, segundo a polícia. Em Washington, D.C., dois barulhos altos perto da 11ª Avenida e da Pennsylvania Avenue levaram as pessoas a saírem correndo. As autoridades confirmaram que os sons eram de fogos de artifício e disseram que os ruídos provavelmente desencadearam o alarme.

Na Filadélfia, o som de tiros fez uma multidão fugir de um evento perto do centro da cidade. Vídeos que circulam nas mídias sociais mostram algumas tentativas de escalar barreiras de segurança enquanto uma queima de fogos explode ao fundo.

“É devastador que uma celebração tenha sido destruída por uma praga exclusivamente americana. Enquanto celebramos o 4th of July apenas uma vez por ano, os tiroteios em massa se tornaram nossa tradição semanal”, afirmou o governador de Illinois, o democrata J.B. Pritzker.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo