Imigração

2025 foi o ano mais mortal do ICE em duas décadas

Ao menos 31 pessoas morreram sob custódia do ICE em 2025, enquanto o número de detidos atingia recorde.

Centro de detenção do ICE: 2025 foi o ano mais letal em mais de duas décadas para pessoas sob custódia da agência. Foto: Picryl

Em 2025, pelo menos 31 pessoas morreram enquanto estavam sob custódia do ICE, tornando o ano o mais letal do sistema de detenção de imigrantes nos EUA em mais de vinte anos. O aumento coincide com o recorde de pessoas detidas pela agência, que chegou a cerca de 68 mil em dezembro, sendo que quase 75% não tinham condenações criminais.

As causas de morte variaram de falência cardíaca e acidentes vasculares a suicídios e complicações de doenças como tuberculose. Algumas pessoas morreram em centros de detenção, outras em hospitais ainda sob custódia, e em vários casos, familiares e advogados apontam negligência médica.

Defensores de direitos humanos alertam que a superlotação, a falta de higiene, alimentação insuficiente e acesso limitado a cuidados médicos agravam os riscos. Apesar das alegações do DHS (Department of Homeland Security) de que o atendimento médico é fornecido desde o início da custódia, defensores afirmam que o aumento das detenções tende a gerar mais mortes nos próximos anos.

As pessoas que morreram tinham perfis diversos. Algumas haviam chegado recentemente aos EUA em busca de asilo, outras viviam no país há décadas, inclusive desde a infância. A maioria estava em custódia do ICE no momento do falecimento, reforçando preocupações sobre as condições dentro do sistema de detenção imigratória.

O cenário levanta alertas sobre transparência, responsabilidade do Estado e os limites da política de detenção de imigrantes nos EUA, evidenciando a vulnerabilidade de pessoas detidas por motivos imigratórios.

Com informações do The Guardian.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo