A 100 dias dos Jogos Olímpicos, prefeitura do Rio apresenta plano operacional para a competição

“Chegamos à marca de 100 dias para o início dos Jogos com tudo pronto”, garante o prefeito Eduardo Paes

0
1942
Prefeito do Rio em solenidade que marca os 100 dias para os jogos
Prefeito do Rio em solenidade que marca os 100 dias para os jogos

DA REDAÇÃO (com Agência Brasil) – A 100 dias dos Jogos Olímpicos, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou na quarta-feira (27) o plano operacional da cidade para a competição.

O plano prevê a decretação de três feriados em agosto, um a mais do que tinha sido anunciado inicialmente, e um corredor BRT (bus rapid transit, transporte rápido por ônibus), ligando a Barra da Tijuca, na zona oeste, onde se localizam o complexo olímpico e a Vila dos Atletas, e o centro da cidade, com passagem pela zona sul.

Os feriados serão nos dias 5, data da solenidade de abertura da Olimpíada, 18, por causa da prova do tritlo, quando haverá restrição à circulação de veículos na cidade, e 22, um dia após o encerramento da competição.

Na solenidade, Paes anunciou a criação de uma malha viária de 260 quilômetros específica para circulação de veículos credenciados, que será pintada de verde. Ele disse que quem não respeitar os limites dessa faixa será multado em R$ 1,5 mil.

O corredor BRT será exclusivo para a família olímpica, que, segundo a prefeitura, é formada por atletas e demais membros das delegações, profissionais e turistas relacionados aos Jogos, e funcionará entre os dias 6 e 20 de agosto, da meia-noite às 2h, com 12 paradas temporárias apenas para desembarque.

De acordo com o prefeito, os corredores de BRT para os jogos envolvem três vias expressas: Transoeste, Transcarioca e Transpolímpica, todas com conexões específicas com os polos de competições.

Paes destacou a capacidade de organização da cidade e falou da data de hoje, que considera emblemática. “Chegamos à marca de 100 dias para o início dos Jogos com tudo pronto, ou em estado avançado de execução. Isso mostra a nossa capacidade de realização e planejamento, o que muito nos orgulha. A marca dos 100 dias é importante e emblemática.”

Sobre a malha viária especial, o prefeito disse que o objetivo é permitir o deslocamento de veículos que transportam a “família olímpica” – atletas, dirigentes, voluntários e contratados e pessoas envolvidas com os jogos. Nas ruas e avenidas dessa malha só poderão circular veículos credenciados.

Eduardo Paes informou que seis das nove arenas já estão prontas, as obras do Parque Olímpico estão 98% concluídas e as do centro de tênis, com 92%, mas admitiu atraso na construção do velódromo. “Foi a obra em que tivemos mais problemas e que gerou mais dor de cabeça. Mas teremos aí pela frente de 30 a 40 dias de trabalho intenso, e o velódromo ficará pronto a tempo porque os problemas já foram equacionados”.