Antonio Tozzi Esportes

A América é verde!

Breno Lopes, autor do gol do título do Palmeiras na Copa Libertadores da América, não pode participar da Copa Mundial de Clubes no Catar por não ter sido inscrito (Foto: Cesar Grecco/Palmeiras)
Breno Lopes, autor do gol do título do Palmeiras na Copa Libertadores da América, não pode participar da Copa Mundial de Clubes no Catar por não ter sido inscrito (Foto: Cesar Grecco/Palmeiras)

A ansiedade de milhões de palmeirenses teve um final feliz aos 98 minutos da final da Copa Libertadores da América 2020, disputada contra o Santos em um sábado ensolarado, dia 30 de janeiro de 2021, no templo do futebol: o Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.

Todo torcedor do Palmeiras tem gravado na memória a bola cruzada por Rony, após passe de Danilo, descrevendo uma parábola e terminando na testa de Breno Lopes que subiu mais do que o lateral santista Pará e colocou a pelota fora do alcance do goleiro John. Estava decretada a vitória do Verdão e a conquista da principal competição continental.

Não, não foi um jogo inesquecível. Na verdade, a partida foi até bastante truncada. Os dois treinadores se preocuparam mais em neutralizar as jogadas dos adversários do que em criar alternativas para obter a vitória. Entretanto, a malandragem de Cuca que interferiu em um lateral que seria cobrado por Marcos Rocha pode ter tirado a concentração dos jogadores do Peixe e culminado no gol da vitória assinalado por Breno Lopes – o herói improvável, pois chegou ao Palmeiras vindo do Juventude que disputava a Série B, onde era um dos artilheiros. Aliás, o clube gaúcho foi um dos quatro que carimbaram suas vagas para o Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A em 2021, ao lado de Chapecoense (campeã da Série B), América-MG e Cuiabá, que disputa pela primeira vez o principal campeonato de futebol do Brasil.

Mas não vamos nos ater apenas ao jogo final. A exemplo da final da Copa Libertadores da América também a Champions League, na qual o Bayern de Munique se sagrou campeão ao bater o PSG de Neymar & Cia., não foi uma partida espetacular. Para ser sincero, ficou bem aquém das expectativas dos amantes do futeboleo placar foi o mesmo: 1 a 0 para a equipe alemã.

Porém, como proclamam os pragmáticos, “final não é para se jogar bonito, final é para ganhar”.  E foi isto que fizeram Bayern de Munique e Palmeiras. Agora, todos torcem para uma final de Mundial de Clubes entre as duas potências futebolísticas no Catar – torneio que será disputado no início de fevereiro. No entanto, esta final não está garantida, pois o clube brasileiro terá de enfrentar o vencedor do confronto entre Tigres do México (campeão da Concacaf) e Ulsan Hyundai (campeão asiático), enquanto o time alemão será o adversário do vencedor do jogo entre Al Duhail (representante do país sede) e Al Ahly (campeão africano). 

Voltando à Copa Libertadores da América, pela primeira vez, os detentores das melhores campanhas foram finalistas do torneio. O Palmeiras fez a melhor campanha na Fase de Grupos, seguido pelo Santos. E o time mais regular foi premiado com o título. Aliás, este é o terceiro ano consecutivo que o Verdão cumpre a melhor campanha, mas nos dois anos anteriores foi eliminado por Boca Juniors na semifinal de 2018 e pelo Grêmio na quarta de final de 2019, sendo vítima do regulamento, pois venceu o Tricolor gaúcho por 1 a 0 em Porto Alegre e foi derrotado por 2 a 1 em São Paulo. Apesar do placar agregado de 2 a 2, o clube paulista saiu da competição por ter sofrido dois gols em casa.

Esse ano, o Palmeiras teve o mérito de eliminar o River Plate da Argentina – em minha opinião, a melhor equipe sul-americana. A vitória sobre os Millonarios em Buenos Aires por 3 a 0 foi antológica. Porém, no jogo de volta no Allianz Parque, os torcedores palmeirenses viveram um drama quando o River Plate fez uma excelente partida, envolveu o anfitrião e venceu o Verdão por 2 a 0, impingindo a única derrota do Palmeiras no torneio. No placar agregado, 3 a 2 para o clube brasileiro. Já o Santos fez partidas memoráveis contra Grêmio e Boca Juniors, a ponto de ser apontado como favorito para a final, com destaque para Soteldo e Marinho – eleito o melhor jogador da Copa Libertadores da América. No final, porém, prevaleceu a determinação do Palmeiras que, assim, conquistou pela segunda vez este torneio em cinco finais disputadas.

Antes de embarcar para o Catar, o Palmeiras jogou contra o Botafogo pela 33ª rodada do Brasileirão. Era o confronto entre o campeão da Copa Libertadores da América e o lanterna. No primeiro tempo, domínio total do Verdão que não soube definir a partida e fez apenas 1 a 0 com Emerson Santos. Na etapa complementar, o Alvinegro carioca reagiu e chegou ao empate com um belo gol de Rafael Navarro. O placar de 1 a 1 na terça-feira à tarde (2) no Allianz Parque não aliviou a situação do Botafogo que permaneceu na lanterna com apenas 24 pontos obtidos – e praticamente rebaixado para a Série B.

Duelo entre craques: Tom Brady x Kansas City Chiefs

Patrick Mahomes e Tom Brady se enfrentarão neste fim de semana (Foto: NFL via USA TODAY Sports)
Patrick Mahomes e Tom Brady se enfrentarão neste fim de semana (Foto: NFL via USA TODAY Sports)

Quando ele anunciou que não renovaria seu contrato com o New England Patriots e assinaria com o Tampa Bay Buccaneers pouca gente acreditava que Tom Brady conseguiria mostrar a mesma categoria exibida por anos à frente do time de Boston.

Mas craque é craque. Ele calou a boca daqueles que duvidavam de sua capacidade de comandar uma equipe que nos últimos anos não passava de coadjuvante na NFL (National Football League). Além de se classificar para os playoffs da NFL, enquanto seu ex-time sequer foi para os playoffs, Brady mostrou sua capacidade ao qualificar o Tampa Bay Buccaneers para o Super Bowl, quando terá pela frente o Kansas City Chiefs, do talentoso quarterback Patrick Mahommes, atual campeão da NFL.

Por falar em quarterbacks categorizados, é bom lembrar que Brady derrotou o New Orleans Saints de Drew Brees no domingo, 17 de janeiro, e no domingo, 24 de janeiro, o Tampa Bay Buccaneers venceu o fortíssimo Green Bay Packers, sob o comando do experiente e brilhante Aaron Rodgers. Isto somente realça quão especial é Tom Brady.

Os fãs da NFL devem reverenciar o marido de Gisele Bundchen como um dos maiores quarterbacks (senão o maior!) de toda história. Não duvidem que ele levante o troféu da vitória no domingo, 7 de fevereiro, com transmissão a partir da 6:30 m. ET, na CBS. Embora o Kansas City Chiefs desponte como favorito, fiquem de olho na atuação de Tom Brady. Por ironia, sabe onde será disputado o Super Bowl LV? Exatamente no Raymond James Stadium, casa do Tampa Bay Buccaneers! Só não pode ser melhor por causa da pandemia que limitará a presença do público no estádio.

Galo desperdiça chance de encostar no líder

O meiocampista Hyoran é o mais novo jogador do Atlético-MG. Em razão de suas boas atuações, a diretoria do Galo exerceu o direito de compra junto ao Palmeiras (Foto: Atlético-MG)
O meiocampista Hyoran é o mais novo jogador do Atlético-MG. Em razão de suas boas atuações, a diretoria do Galo exerceu o direito de compra junto ao Palmeiras (Foto: Atlético-MG)

O torcedor do Atlético-MG está com um sentimento misto. Ao mesmo tempo que comemora a contratação de Hulk, a compra de Hyoran e a praticamente certa vinda de Nacho Fernandez, meia do River Plate, lamenta a derrota contra o Goiás na quarta-feira (3) em Goiânia. O resultado faz o Esmeraldino permanecer na 18ª posição da tabela, com 32 pontos, a três do primeiro time fora da zona da degola. Já o Galo continua na terceira colocação, somando 60, e reduzindo suas possibilidades de conquistar o Brasileirão, título que não vence há 50 anos.

Em uma partida na qual dominou o adversário completamente, mantendo 75% de posse de bola o Alvinegro das Alterosas, perdeu para o Goiás por 1 a 0, gol de Índio. Jorge Sampaoli criticou a anulação do gol de Savarino, logo no início da partida, por um impedimento milimétrico. O Galo ainda teve chance de empatar a partida em um lance no qual Jair cabeceou a bola na trave e no rebote Alan Franco acertou o travessão. Apesar da blitz mineira, a vitória do Alviverde do Planalto Central se concretizou.

O próximo compromisso do Goiás está marcado para sábado (6) na Arena Fonte Nova diante do Bahia em Salvador. É o chamado jogo de “seis pontos” porque os dois adversários precisam pontuar para fugir da zona de rebaixamento para a Série B. Já o Galo tem  jogo difícil diante do Fluminense na quarta-feira (10) no Maracanã.

Chuva de gols em Porto Alegre

Grêmio e Santos fizeram uma partida bastante disputada em Porto Alegre na quarta-feira (3) e o placar final não apontou um vencedor. O empate de 3 a 3 – gols de Diego Souza, Jean Pyerre e Pepê para o Tricolor e de Kaio Jorge, Arthur Gomes e Madson para o Alvinegro praiano – acabou não sendo um bom resultado para nenhum dos dois times que estão na luta para a Copa Libertadores da América 2021.

Nessa partida, o árbitro Wilton Pereira Sampaio assinalou três pênaltis – um a favor do Grêmio e dois para o Santos. A penalidade máxima marcada para o Grêmio foi indiscutível, porém, os dois lances que favoreceram a equipe paulista foram bastante discutíveis – sobretudo o primeiro deles no qual a bola tocou na mão de Matheus Henrique dentro da área em uma jogada. Vê-se claramente que o lance foi acidental, mas o árbitro confirmou o pênalti. Nos acréscimos, em outra jogada, a bola tocou na mão de Luiz Fernando e novo pênalti foi marcado. Madson cobrou para dar números finais ao placar.

O Grêmio viaja para o Rio de Janeiro onde enfrenta o o virtualmente rebaixado Botafogo na segunda-feira (8) enquanto o Santos joga no sábado (6) em Goiânia com o Atlético-GO.

Corinthians se recupera e bate Ceará

Após duas derrotas para Red Bull Bragantino e Bahia, o Timão se recuperou no Brasileirão e derrotou o Ceará na Neoquímica Arena em São Paulo na quarta-feira (3) e subiu para a 8ª posição, renovando as esperanças para obtenção de uma vaga para a Libertadores 2021.

O time cearense saiu na frente com gol de Fabinho, mas o Corinthians virou para 2 a 1 ainda no primeiro tempo, com gols de Fábio Santos e Leo Natel. Novamente, o gol de empate do time paulista foi marcado após o árbitro Heber Pereira Lopes ter dado um pênalti bastante duvidoso de Klaus sobre Gabriel. Acho que, após o término do Brasileirão, a Comissão de Arbitragem da CBF deve se reunir para discutir os critérios sobre marcação de penalidades máximas, pois se trata de um lance capital no decorrer da partida.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (10), com os dois jogos programados para a capital paulista. O Corinthians recebe o Athletico-PR e o Ceará enfrenta o São Paulo.

Red Bull Bragantino entra firme na briga pela Liberta

O Red Bull Bragantino fez o dever de casa, na noite de quarta-feira (3), e no Nabi Abi Chedid venceu o Atlético-GO por 2 a 0, pela 34ª rodada do Brasileirão Assaí, com gols de Ytalo e Claudinho – agora artilheiro isolado do campeonato com 17 gols. O triunfo coloca o Massa Bruta de vez na briga pela Libertadores, com a equipe paulista somando agora 47 pontos e ocupando momentaneamente a nona posição, enquanto o Dragão aparece em 13º, com 45 pontos. 

No domingo (7), o Red Bull Bragantino tem uma missão difícil mesmo jogando em casa, pois vai receber o Flamengo – um dos candidatos ao título. Já o Dragão recebe o Santos em Goiânia um dia antes.

Flu mostra força na reta final do Brasileirão

O Fluminense deu mais um passo importante na busca por uma vaga na próxima edição da Libertadores. Na noite de quarta-feira (3), a equipe carioca foi até a Arena Fonte Nova e venceu o Bahia por 1 a 0, pela 34ª rodada do Brasileirão Assaí, com um gol do garoto Luiz Henrique, aproveitando um cruzamento de Fred. O triunfo consolida o Flu na quinta posição, com 56 pontos. Já o Esquadrão tem 36, aparece na 15ª colocação, à beira do Z-4.

No sábado (6), o Bahia receberá o Goiás na Arena Fonte Nova precisando vencer para fugir do Z-4, enquanto o Fluminense fará um duelo dificílimo na quarta-feira (10) diante do Atlético-MG no Maracanã.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo