Antonio Tozzi Esportes

A noite dos Atléticos

Com menos de 15 dias à frente do Flamengo, o técnico catalão Domènec Torrent já está ameaçado no cargo, após duas derrotas do campeão brasileiro de 2019 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Com menos de 15 dias à frente do Flamengo, o técnico catalão Domènec Torrent já está ameaçado no cargo, após duas derrotas do campeão brasileiro de 2019 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A quarta-feira, 12 de agosto de 2020, marcou um feito inusitado, com a vitória de todas equipes chamadas Atlético. O surpreendente Atlético-GO bateu o badalado Flamengo por 3 a 0 em Goiânia. O consistente Atlético-MG virou em cima do Corinthians ao vencer o Timão por 3 a 2 em Belo Horizonte. O favorito Athletico-PR superou o Goiás por 2 a 1 em Curitiba.

Sem dúvida, a vitória do Dragão goiano foi a grande surpresa da rodada. O Atlético-GO colocou o atual campeão Flamengo na roda e venceu por 3 a 0 no estádio Olímpico, em Goiânia, em sua estreia. Já o Flamengo chega a duas derrotas em duas rodadas sob o comando de Domènec Torrent e é o lanterna do Campeonato Brasileiro.

O técnico catalão escalou o Flamengo com três zagueiros e deixou Rafinha e Arrascaeta no banco. A opção não funcionou e o time jogou muito mal, foi completamente envolvido pelo Atlético-GO, que na primeira etapa marcou dois gols, com Hyuri e Jorginho. E poderia ter sido mais. No segundo tempo, ele voltou ao esquema com dois zagueiros e o time melhorou, mas não o suficiente. O Dragão fechou o placar com um golaço de Ferrareis.

Ironicamente, o técnico catalão trazido pelo Flamengo já está na corda bamba e agora precisa de uma vitória sobre o Coritiba para iniciar a recuperação no Brasileirão.

Corinthians assusta, mas Galo prevalece

A partida entre Atlético-MG e Corinthians pode ser dividida em duas fases para o torcedor corintiano. A primeira, de alegria, e a segunda, que determinou o resultado, de tristeza. Tiago Nunes começou o jogo com Araos na vaga de Luan e uma defesa remendada, com Michel Macedo, Bruno Méndez e Sidcley.

Quem esperava um início ruim do Timão se enganou. Apesar de levar pressão dos atleticanos, dava para notar que a estratégia do Corinthians era bem planejada: se defender, sair nos contra-ataques e aproveitar o erro do adversário. E foi isso que aconteceu aos doze minutos, quando o Timão marcou pressão, recuperou a bola e Jô marcou o primeiro. Em vantagem no placar, o Corinthians se tranquilizou no jogo e, logo depois, marcou com Araos. 

O intervalo chegou, o segundo tempo começou e, com ele, a degringolada do Timão. Sampaoli mexeu no intervalo e colocou Savarino e Hyoran, substituições que pareceram surpreender a equipe corintiana. Em um apagão, o Alvinegro levou três gols em quinze minutos, sofrendo a virada na estreia do Brasileirão. Cássio, que estava bem na partida, falhou no primeiro gol e poderia ter espalmado para fora no segundo. Os gols foram marcados pelo palmeirense Hyoran, que fez dois, e por Nathan. O Alvinegro paulista vai tentar se recuperar no sábado (15) ao enfrentar o Grêmio em Porto Alegre.

Furacão derrota Goiás em Curitiba

Comandado por Vitinho, o Athletico venceu o Goiás por 2 a 1, na Arena da Baixada, pela segunda rodada do Brasileirão. Vitinho (com assistência de Lucas Halter) e Carlos Eduardo (com assistência de Vitinho) balançaram as redes. Daniel Bessa marcou o gol esmeraldino em cobrança de pênalti no final do primeiro tempo. Com o resultado, o Furacão – que já tinha vencido o Fortaleza na estreia – manteve os 100% e chegou a seis pontos. O Goiás, que estreou nesta quarta, fica zerado na parte de baixo da tabela.

Agora, o Athletico enfrenta o Santos na terceira rodada. A partida será no domingo, na Vila Belmiro. O Goiás enfrenta o Palmeiras na próxima rodada. O jogo está marcado para sábado, na Arena Palmeiras.

Bahia estreia com vitória sobre o Coritiba

Superior, o Bahia foi mais feliz e venceu o Coritiba por 1 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio de Pituaçu. Com um bom primeiro tempo, o Tricolor fez o seu gol no fim da etapa inicial, após Rodriguinho converter pênalti de cavadinha. O Coritiba foi superior na segunda etapa, chegou a mandar duas bolas na trave, mas não conseguiu ter a mesma eficiência do adversário.

No sábado (15), Coritiba faz o jogo dos desesperados com o Flamengo, pois ambos foram derrotados nas duas partidas disputadas no Brasileirão. Já o Bahia receberá o Red Bull Bragantino no domingo (16) em Salvador.

Festival de empates

Os outros três jogos de quarta-feira (13) terminaram em 1 a 1. A partida em Bragança Paulista começou com um gol dos donos da casa logo aos cinco minutos. Ao longo da primeira etapa, o Bragantino foi melhor, mostrando mais futebol e também criando as melhores chances. Porém, no segundo tempo, as coisas ficaram um pouco mais equilibradas. As mudanças de Paulo Autuori no Botafogo deram resultado e Matheus Babi aproveitou a chance que teve ao marcar o gol de empate do time carioca que deu números finais à partida: 1 a 1.

Pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Bragantino viaja até Salvador para enfrentar o Bahia, domingo, em Pituaçu. Já o Botafogo vai encarar o Fortaleza, também fora de casa, no próximo domingo, no Castelão.

Flu e Verdão fazem jogo fraco no Rio

Num jogo truncado, com muitas faltas e abaixo das expectativas, Fluminense e Palmeiras ficaram no empate por 1 a 1 no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão, campeão paulista no fim de semana passado, teve mudanças no time e abriu o placar com o artilheiro Luiz Adriano. O Flu, por sua vez, buscou o empate num belo gol de Evanílson, no fim do primeiro tempo, que chamou a responsabilidade após a saída de Fred, lesionado.

O Fluminense volta a campo no próximo domingo e recebe o Internacional no Maracanã. Já o Palmeiras recebe o Goiás no sábado em sua arena. Os dois jogos são válidos pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Ceará e Grêmio também ficam no 1 a 1

Ceará e Grêmio empataram em 1 a 1 no Estádio Castelão, em Fortaleza. O Vozão saiu na frente em mais um jogo com gol de Cléber, mas o Tricolor conseguiu após muito esforço o empate com Thaciano. Apesar de movimentada na etapa inicial, a partida se arrastou em um segundo tempo sem grande futebol apresentado pelos dois lados.

Na próxima rodada, o Ceará vai ao Mineirão para encarar o Atlético-MG. Já o Grêmio recebe o Corinthians na Arena, no sábado.

A rodada foi complementada por outros três jogos realizadas na quinta-feira (13): São Paulo x Fortaleza; Internacional x Santos; Vasco da Gama x Sport Club do Recife.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo