Comunidade

Abertas as inscrições para provas do Encceja

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos no Exterior (ENCCEJA) começam no dia 25 de junho e vão até 9 de julho. A prova está agendada para 16 de setembro. O teste é gratuito e direcionado a brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada e que não vivem no Brasil. É a segunda vez que o exame acontece em Miami.

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada exclusivamente via internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para efetuar a inscrição, os brasileiros residentes no exterior deverão informar obrigatoriamente o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou do Protocolo de Inscrição no CPF, e o número do passaporte.

As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio da norma culta em áreas do conhecimento como matemática, história, geografia, ciência e artes. A avaliação é voluntária e gratuita. Sendo aprovado, a prova fornece o diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Para o nível do Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas. Para o nível do Ensino Médio, é preciso ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

Acesse o edital completo no link.

Acesse material para estudo na página.

Para dúvidas, escreva para o Setor Educacional do Consulado-Geral pelo e-mail educacional.miami@itamaraty.gov.br

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo