Uma operação federal de imigração realizada na manhã da segunda-feira (7) no MacArthur Park, em Los Angeles, chamou atenção pela presença de agentes armados, veículos blindados e um helicóptero do Department of Homeland Security. Imagens exibidas pela FOX 11 mostraram agentes uniformizados, alguns a cavalo, circulando pelo parque e interagindo com moradores da região. A operação começou por volta das 11h. Não há confirmação oficial sobre detenções no local.
A prefeita Karen Bass foi até o parque durante a ação e expressou preocupação com a abordagem. Segundo ela, atividades infantis e atendimentos médicos prestados por uma equipe da St. John’s Community Health foram interrompidos. “Me parece que o objetivo é gerar medo”, afirmou em entrevista coletiva.
O DHS disse que não comenta operações em andamento. Já a St. John’s Community Health informou, em nota, que pretende entrar com uma ação judicial contra o governo federal, alegando que sua equipe foi ameaçada e desrespeitada por agentes durante a operação.
Lideranças locais e organizações comunitárias demonstraram preocupação com o impacto desse tipo de operação em espaços públicos frequentados por famílias e trabalhadores.