Geral Imigração Mundo Notícias

Alemanha vai permitir que brasileiros trabalhem no país com visto especial de turista

Programa Working Holiday Visa busca trabalhadores estrangeiros para setores com carência de mão de obra no país

Carência de trabalhadores nativos faz com que Alemanha procure mão de obra estrangeira

Carente de mão de obra, a Alemanha, um dos países mais fechados do mundo no que diz respeito a imigração, vai aceitar que brasileiros trabalhem temporariamente no país com um visto especial. O programa chama-se Working Holiday Visa, válido até um ano, oferecido a candidatos que tenham entre 18 e 30 anos. O visto é sob encomenda para quem deseja passar férias no exterior e fazer um extra ao mesmo tempo. Um relatório publicado em julho revelou que a Alemanha tem carência de profissionais em 50 áreas.

Para participar do programa, os candidatos deverão buscar os chamados Ferienjobs (trabalhos de férias) oferecidos por empregadores alemães. As ofertas de trabalho são principalmente nas áreas de engenharia, TI, medicina e enfermagem, onde a carência de trabalhadores alemães é grande. Os candidatos com formação superior ou técnica têm preferência. Não é necessário falar o alemão fluentemente para conseguir o visto, mas ajuda bastante ter pelo menos um conhecimento básico da língua.

A oportunidade é produto da Lei de Imigração Qualificada, que incluirá os brasileiros em março de 2020.

Quem quiser candidatar-se ao programa pode acessar o website da representação diplomática alemã no Brasil e conferir os requisitos, ou ainda pelo site deutschland.de (em inglês). O visto só poderá ser solicitado no consulado do estado onde o candidato resida, ou na sua área de jurisdição. São disponibilizados mil vistos por ano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo