Alerta de ataque de míssil emitido por engano causa pânico no Havaí

Funcionário aperta "botão errado" e população recebe mensagem para procurar abrigo imediato

0
2216

Um alerta de míssil intercontinental emitido por engano causou pânico no Havaí. Um funcionário do Emergency Management Agency “apertou um botão errado” na manhã de sábado e uma mensagem de alerta de ataque chegou aos telefones de milhares, exatamente às 8:07 a.m. (hora local): “Havaí sob ameaça da chegada de um míssil balístico. Procure abrigo imediatamente. Isto não é um exercício”, dizia a mensagem.

O alerta foi corrigido 18 minutos depois, mas não houve nenhum outro comunicado por 38 minutos, informou o jornal Honolulu Star-Advertiser. O sistema de alerta do Havaí foi ativado pela proximidade com a Coreia do Norte, que vem desenvolvendo seus mísseis intercontinentais, colocando o estado dentro do perímetro de alcance.

As autoridades desculparam-se e uma investigação federal foi aberta para apurar responsabilidades e assegurar que o problema não aconteça novamente. O diretor da EMA, Vern Miyagi, desculpou-se pelo “erro inadvertido”, mas disse que a ameaça existe. “Se vier mesmo um míssil, teremos de 12 a 13 minutos para avisar antes que ele nos atinja. Lembrem-se disso.”