Estados Unidos Geral

Alerta de ataque de míssil emitido por engano causa pânico no Havaí

Funcionário aperta "botão errado" e população recebe mensagem para procurar abrigo imediato

Um alerta de míssil intercontinental emitido por engano causou pânico no Havaí. Um funcionário do Emergency Management Agency “apertou um botão errado” na manhã de sábado e uma mensagem de alerta de ataque chegou aos telefones de milhares, exatamente às 8:07 a.m. (hora local): “Havaí sob ameaça da chegada de um míssil balístico. Procure abrigo imediatamente. Isto não é um exercício”, dizia a mensagem.

O alerta foi corrigido 18 minutos depois, mas não houve nenhum outro comunicado por 38 minutos, informou o jornal Honolulu Star-Advertiser. O sistema de alerta do Havaí foi ativado pela proximidade com a Coreia do Norte, que vem desenvolvendo seus mísseis intercontinentais, colocando o estado dentro do perímetro de alcance.

As autoridades desculparam-se e uma investigação federal foi aberta para apurar responsabilidades e assegurar que o problema não aconteça novamente. O diretor da EMA, Vern Miyagi, desculpou-se pelo “erro inadvertido”, mas disse que a ameaça existe. “Se vier mesmo um míssil, teremos de 12 a 13 minutos para avisar antes que ele nos atinja. Lembrem-se disso.”

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo