Estados Unidos Manchete

Alerta de furacão é emitido em parte do sul da Flórida

Costa acima de Deerfield Beach está sob alerta por causa do furacão Matthew

Matthew visto do espaço na terça-feira (4)
Matthew visto do espaço na terça-feira (4)

Um alerta de furacão foi emitido na tarde desta terça-feira (4) para parte do sul da Flórida, já que a trajetória projetada para a tempestade aponta para uma possível chegada de Matthew à área com categoria 3.

O alerta foi emitido para a costa que vai de Deerfield Beach, passa pelo condado de Palm Beach, e termina na altura da fronteira entre os condados de Volusia e Brevard. Um alerta de tempestade tropical foi emitido para o condado de Broward ao sul de Deerfield Beach e o condado de Miami-Beach, até as Florida Keys.

O alerta significa que condições de tempestade tropical ou furacão são possíveis dentro de 48 horas.

O governador Rick Scott disse que as evacuações começaram a ser feitas ainda hoje. Ele declarou estado de emergência e mandou a Florida National Guard ficar de prontidão.

“Sabemos que isso vai passar bem perto do nosso estado, e pequenos desvios na trajetória podem significar uma catástrofe para a costa leste da Flórida”, disse Scott. “Eis porque todo mundo deve-se preparar para um golpe direto”.

O maior risco é para o condado de Palm Beach. O National Weather Service (NHC) disse que o condado tem de 15 a 20% de probabilidades para receebr ventos com força de furacão, e 70% de chance de receber ventos com força de tempestade tropical, que vão de 39 a 73 milhas por hora. Acima disso, o vento passa a ser de furacão

Condições de tempestade tropical poderão chegar na manhã de quinta, e de furacão à noite, de acordo com o National Hurricane Center.

Os condados de Broward e Miami-Dade podem esperar de 10 a 15% de chances de receber ventos de furacão, e de 50 a 60% de receber ventos de tempestade tropical.

O NHC havia previsto um enfraquecimento da tempestade quando ela passasse por Cuba, mas isso não aconteceu. A previsão agora é de que permaneça como categoria 3, ou mais, durante toda sua trajetória projetada.

Um furacão de categoria 3 tem ventos entre 111 e 129 milhas por hora e é capaz de causar “destruição devastadora”, de acordo com o NHC.

Quanto mais para o mar estiver o centro da tempstade, menor o impacto sobre o estado, mas ainda é cedo para se ter certeza.

Com a notícia da deterioração das condições na região, a corrida para os suprimentos começou. Já está difícil encontrar água nas principais redes, como Walmart, Publix e Costco. A FPL anunciou que está ativando seu plano de emergência, com cerca de 4 mil trabalhadores prontos para restabelecer a luz caso haja cortes de energia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo