Comunidade

Alistamento militar para brasileiros no exterior encerra em 30 de junho

Cidadãos brasileiros que perderem o prazo do alistamento deverão pagar uma multa e ficam sujeitos a impedimentos como obtenção de novo passaporte ou prorrogação da validade do documento

Cidadãos brasileiros no exterior são obrigados a fazer alistamento militar. Foto: Facebook

Jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2023 tem até 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório para a Marinha, Aeronáutica ou Exército. No Brasil, o alistamento pode ser realizado online através do site www.alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente em qualquer Junta de Serviço Militar (JSM). Já cidadãos residentes no exterior devem apresentar-se em uma repartição consular brasileira, por meio de agendamento. Caso resida no exterior há pelo menos três meses, o brasileiro pode, no ato de alistamento, solicitar a dispensa do serviço militar, por meio do formulário Requerimento de Documento Militar.

Aqueles que perderem o prazo do alistamento, deverão pagar uma multa e ficam sujeitos a impedimentos como obtenção de novo passaporte ou prorrogação da validade do documento; obtenção de carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrição em concurso para cargos públicos; assinatura de contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios; prestação de exame ou matrícula em qualquer estabelecimento de ensino brasileiro; recebimento de qualquer prêmio ou favor do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios.

Para mais informações, acesse o site do Ministério das Relações Exteriores (https://www.gov.br/mre).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo