Antonio Tozzi Esportes

All-Star Weekend da NBA de 2024 em Indianápolis volta ao velho estilo

Indianápolis sediará o All Star Game da NBA neste final de semana (Foto: NBA)
Indianápolis sediará o All Star Game da NBA neste final de semana (Foto: NBA)

Desde a sua introdução em 2003, o jogo reunindo jogadores e celebridades tornou-se uma atração do All-Star Weekend, jogado todos os anos, exceto em 2021, durante a pandemia de COVID-19. Houve dois vencedores do Most Valuable Player por várias vezes — Kevin Hart (4) e Terrell Owens (2) — e outros grandes nomes participaram constantemente no evento.

Embora o jogo das celebridades tenha encontrado o seu lugar durante o fim de semana All-Star, outros eventos ou ideias não se mantiveram. A NBA testou vários formatos, regras e eventos na esperança de tornar o fim de semana repleto de basquetebol o mais competitivo e divertido possível.

Aqui está uma retrospectiva de várias ideias que deram um toque diferente ao longo dos anos, mas que não se tornaram uma parte permanente do Fim-de-Semana All-Star da NBA.

Concurso de dunks da NBA de 2014

Em 2014, a NBA colocou os participantes para competir em equipes no concurso de dunks: Conferência Leste x Conferência Oeste. Embora houvesse muitas estrelas no evento–Paul George, Damian Lillard e John Wall, para citar alguns–o evento tornou-se confuso.

Incluía uma rodada de 90 segundos de estilo livre em que os jogadores de cada equipe faziam dunks quantas vezes quisessem. O resultado foi uma enxurrada de dunks que tornou difícil para os fãs acompanhar. Os juízes determinaram a equipe vencedora, que escolheu quem fez dunks primeiro ou segundo na rodada de desafio.

Essa rodada final incluía confrontos diretos. A primeira equipe a vencer três rodadas ganhou a competição. A equipe East foi a vencedora. Ao contrário dos anos anteriores, o campeão não foi coroado por uma única pessoa. Em vez disso, os fãs votaram em Wall como “Dunker of the Night”.

A NBA retornou ao antigo formato em 2015.

Jogo das Lendas reúne grandes nomes

Um elemento básico do All-Star Weekend nos anos 80 e início dos anos 90, a NBA reuniu alguns dos seus grandes nomes no “Jogo das Lendas”.

A exibição de 24 minutos entre a Conferência Leste e a Conferência Oeste era disputada de forma semi-séria, com a prevenção de lesões como prioridade. Mas, no jogo de 1992, David Thompson e Norm Nixon foram afastados devido a lesões. Thompson sofreu uma ruptura do tendão patelar esquerdo, enquanto Nixon sofreu uma ruptura do tendão do quadríceps.

Também houve momentos divertidos. Nesse mesmo jogo, George Gervin, lenda dos San Antonio Spurs, marcou 24 pontos. Walt Frazier, Artis Gilmore, Bob Cousy e Pete Maravich estavam entre os muitos que participaram ao longo dos anos.

A NBA desistiu do jogo depois de 1993.

Sorteio do Jogo All-Star

Introduzido em 2018, o sorteio do All-Star Game envolveu os dois jogadores que lideraram cada conferência em votos, servindo como capitães num sorteio para determinar as listas. As conferências também foram eliminadas. Foi, sem dúvida, uma das melhores ideias da NBA. O sorteio inaugural não foi transmitido pela televisão, mas os restantes foram, criando alguns momentos virais na televisão.

LeBron James foi capitão da equipe durante todos os seis anos do sorteio, enquanto Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry e Kevin Durant tiveram cada um a sua quota de oportunidades. Antetokounmpo ficou conhecido por escolher sempre o seu colega de equipe Khris Middleton como a primeira escolha dos reservas.

Embora o draft tenha dado um toque diferente ao jogo, não promoveu a ação mais competitiva em campo. A NBA eliminou o draft depois de 2023, regressando ao formato clássico East contra West.

Jogadores convocados para o All Star Game 2024

Titulares da Western Conference

  • LeBron James (Los Angeles Lakers)
  • Nikola Jokic (Denver Nuggets)
  • Kevin Durant (Phoenix Suns)
  • Luka Doncic (Dallas Mavericks)
  • Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder)

Reservas da Western Conference

  • Stephen Curry (Golden State Warriors)
  • Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves)
  • Anthony Davis (Los Angeles Lakers)
  • Kawhi Leonard (L.A. Clippers)
  • Devin Booker (Phoenix Suns)
  • Paul George (L.A. Clippers)
  • Karl-Anthony Towns (Minnesota Timberwolves)

Titulares da Eastern Conference

  • Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)
  • Jayson Tatum (Boston Celtics)
  • Joel Embiid (Philadelphia 76ers)–não jogará por causa da lesão
  • Tyrese Haliburton (Indiana Pacers)
  • Damian Lillard (Milwaukee Bucks)

Reservas da Eastern Conference

Jalen Brunson (New York Knicks)

Donovan Mitchell (Cleveland Cavaliers)

  • Tyrese Maxey (Philadelphia 76ers)
  • Jaylen Brown (Boston Celtics)
  • Paolo Banchero (Orlando Magic)
  • Bam Adebayo (Miami Heat)
  • Trae Young (Atlanta Hawks)–substituição por causa de lesão
  • Scottie Barnes (Toronto Raptors)–substituição por causa de lesão
  • Julius Randle (New York Knicks)–não jogará por causa da lesão

Transmissão do All Star Game

A transmissão do All Star Game será na TNT, com exceção do NBA All-Star Celebrity Game que será transmitido pela ESPN, diretamente de Indianápolis:

16/02 às 7:00 PM – NBA All-Star Celebrity Game no Lucas Oil Stadium

17/02 às 8:00 PM – All-Star Saturday Night no Lucas Oil Stadium

18/02 às 8:00 PM – NBA All-Star Game no Gainbridge Fieldhouse


Futebol brasileiro masculino está fora dos Jogos Olímpicos de Paris

O técnico Ramon Menezes colheu mais um fracasso em sua carreira, dessa vez no Torneio Pré-Olímpico (Foto: Agência Brasil/EBC)
O técnico Ramon Menezes colheu mais um fracasso em sua carreira, dessa vez no Torneio Pré-Olímpico (Foto: Agência Brasil/EBC)

Bicampeão olímpico, com títulos conquistados em 2016 no Rio e 2020 em Tóquio, o futebol brasileiro masculino não disputará os Jogos Olímpicos de Verão em Paris este ano por ter sido eliminado no Torneio Pré-Olímpico realizado na Venezuela neste mês.

A campanha foi decepcionante, com direito a derrota para a Venezuela na fase de grupos, e derrotas para Paraguai e Argentina no quadrangular final. Dessa forma, se classificaram para a competição as seleções da Argentina e do Paraguai.

O técnico Ramon Menezes colecionou mais um insucesso, apesar de ter levado jogadores consagrados em times de ponta do futebol mundial, como Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (ex-Vasco contratado para atuar na MLS), Andrey Santos (Chelsea) entre outros.

Como atenuante para o mau desempenho do Brasil no torneio, destaca-se o fato de Ramon Menezes não ter podido contar com os melhores talentos à disposição, sobretudo no setor defensivo. Como a Olimpíada se trata de uma competição organizada pelo Comitê Olímpico Internacional e não pela Fifa, os clubes não são obrigados a liberar seus jogadores. Dessa forma, o treinador teve de disputar o torneio com os atletas que estavam tecnicamente abaixo dos pré-selecionados. Em contrapartida, a Argentina, por exemplo, levou uma seleção que reuniu os melhores talentos dessa categoria.

Entretanto, a classificação da seleção argentina era esperada. A surpresa foi a eliminação para a seleção do Paraguai, que tem menos tradição no continente sul-americano do que o Brasil.

Tristeza para alguns, alegria para outros. Os clubes agora não precisarão se preocupar em ceder seus jovens atletas para disputar os Jogos Olímpicos de Verão e, assim, terem de jogar desfalcados nas principais competições, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América.


Final da Libertadores será em Buenos Aires

Oito clubes brasileiros disputarão a Copa Libertadores de 2024 (Foto: Conmebol/Divulgação)
Oito clubes brasileiros disputarão a Copa Libertadores de 2024 (Foto: Conmebol/Divulgação)

A Conmebol anunciou que a final da Copa Libertadores de 2024 acontecerá no dia 30 de novembro, um sábado. A entidade não divulgou o horário da decisão. E a AFA (Associação de Futebol Argentino) confirmou que a cidade de Buenos Aires será sede da finalíssima. O estádio, porém, não foi divulgado. Ainda assim, o Monumental de Núñez, do River Plate, é um franco favorito, por ter sido recentemente reformado e se tornado o maior estádio da América do Sul, com capacidade para 83 mil espectadores.

Embora tenha divulgado a sede da Libertadores, a Conmebol adiou a definição da sede da final da Copa Sul-Americana. A entidade não quer ver o estádio vazio como ocorreu em anos anteriores. Com a final de 2023 reunindo Fortaleza e LDU, equipes que certamente não levariam multidões ao Uruguai, a Conmebol tirou o jogo de Montevidéu e levou à região de Punta Del Este, ao pequeno Domingo Burgueño. O campo ficou cheio, a cidade movimentada e a organização foi considerada um sucesso.

A ideia para 2024 é a mesma. Esperar o desenrolar da competição para definir o estádio. O país-sede deve ser conhecido antes, até o meio do ano. O Chile demonstrou interesse, com a cidade de Concepción como opção.

O estádio da cidade tem capacidade para 30 mil pessoas, tamanho considerado “bom” para a final da Sul-Americana, mas a Conmebol avalia que a depender dos finalistas, também ficaria vazio.

Entretanto há um movimento dentro da Conmebol para São Paulo receber o jogo, em um movimento de marketing. A capital paulista terá em 2024 o primeiro jogo da NFL, a liga profissional de futebol americano, na América do Sul, em 6 de setembro, na Neo Química Arena.

No fim de outubro e início de novembro tem o GP Brasil de Fórmula 1, também em São Paulo, e a avaliação é de que pegar “carona” nesses eventos poderia ser interessante, com a final da Sul-Americana ocorrendo em 23 de novembro.

O reformado Pacaembu, com capacidade para quase 30 mil pessoas, foi uma opção pensada, mas há um problema: o gramado sintético. Morumbi e Neo Química têm capacidade alta, o que poderia ser um impeditivo a depender dos finalistas.

Mas se times brasileiros estiverem bem classificados para a fase de mata-mata da Sul-Americana, a opção por São Paulo pode se tornar mais clara.


Cartão Azul, nova experiência da Fifa

A introdução do Cartão Azul visa coibir o antijogo e penalizar em excesso as equipes por faltas não tão severas (Foto: IFBA/Divulgação)
A introdução do Cartão Azul visa coibir o antijogo e penalizar em excesso as equipes por faltas não tão severas (Foto: IFBA/Divulgação)

A International Football Association Board (IFAB) deverá introduzir uma nova medida disciplinar sob a forma de um “cartão azul”, de acordo com relatos de várias fontes, como o The Guardian e o The Athletic.

O novo cartão tem como objetivo tratar de infrações específicas de um jogador durante um jogo, tais como desrespeito pelo árbitro, simulações ou cometer faltas táticas que perturbem as jogadas de ataque do adversário.

Na fase preliminar da criação deste cartão azul e das regras que o acompanharão, os jogadores penalizados com este cartão serão temporariamente afastados do campo durante 10 minutos, uma sanção designada por “sin bin”.

O sistema de cartões azuis foi concebido para complementar os cartões amarelos e vermelhos existentes, oferecendo um meio-termo para as infrações que prejudicam o fluxo do jogo, uma vez que a diferença entre os dois primeiros é um pouco exagerada, dependendo da infração.

De acordo com as novas diretrizes, um jogador que regresse de uma falta e cometa outra infração que justifique um cartão azul receberá um cartão vermelho automático, levando à sua expulsão permanente do jogo. Além disso, a combinação de um cartão azul e de um amarelo também resultará num cartão vermelho.

Estas alterações destinam-se a melhorar o comportamento em campo e a reduzir as discussões. No entanto, talvez tenhamos de esperar para saber mais sobre isso, uma vez que a introdução deste novo cartão vem enfrentando muitas resistências.

A Taça de Inglaterra deverá ser a primeira competição a experimentar este novo sistema no próximo ano, entre as consideradas de alto nível, embora a Fifa tenha declarado que a incorporação deste tipo de experiências nas competições de elite é atualmente considerada “prematura”. A Uefa manifestou a sua desaprovação relativamente ao conceito de “sin-bin”, tendo o seu presidente, Alexander Ceferin, classificado este conceito como “a morte do futebol”. Particularmente,considero uma experiência válida, porque muitas vezes a expulsão de um atleta é uma penalização muito severa, enquanto a punição temporária pode servir como atenuante, ao mesmo tempo que coibirá o antijogo e tornará a partida mais dinâmica.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo