Imigração Manchete Notícias

Alvo de tentativa de impeachment, Mayorkas responsabiliza republicanos por sistema de imigração ‘falido’

Secretário do Homeland Security admite crise na fronteira, mas afirma que sem nova legislação, não há muito o que fazer

Secretário do Department of Homeland and Secuity do governo Biden, Alejandro Mayorkas (foto: wikimedia)
Secretário do Department of Homeland and Secuity do governo Biden, Alejandro Mayorkas (foto: wikimedia)

O secretário de Homeland Security, Alejandro Mayorkas, culpa parlamentares republicanos pela falta de uma legislação mais eficaz e abrangente para conter a imigração ilegal pela fronteira dos Estados Unidos com o México. Mayorkas foi alvo recente de um pedido de impeachment, que não teve votos suficientes no Congresso. “Eu admito que existe hoje uma crise na fronteira. O sistema está falido, quebrado e estamos lidando com um enorme problema por causa da falta de novas leis”, disse o secretário durante o programa “Meet the Press”, da NBC News.

Mayorkas enfatizou que o Congresso precisa “consertar o sistema”. “Estamos fazendo o que podemos para minimizar os efeitos desse sistema falido. Precisamos de uma legislação que atinja diretamente esta questão imigratória, que não é apenas um desafio para os Estados Unidos, mas para os países próximos à fronteira”.

Na semana passada, um projeto bipartidário para aumentar a segurança na fronteira esbarrou, mais uma vez, em um grupo de senadores dos dois partidos, que não deixou a pauta avançar. A medida incluía regras mais rigorosas para pedidos de asilo e fechamento da fronteira quando quatro mil pessoas forem processadas em um dia.

Além disso, o pacote incluía ajuda humanitária a cidadãos da Ucrânia, Israel e Taiwan. A reforma imigratória estava sendo negociada há meses pelos dois partidos. O pacote incluía investimentos da ordem de $118 bilhões e, opositores à medida, disseram que o projeto “já chegou morto antes de nascer”.

Parlamentares do Partido Republicano ainda não desistiram do processo de impeachment de Mayorkas e querem que este assunto entre novamente na pauta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo