Manchete Negócios

Americanos vacinados poderão viajar para a Europa no verão

Será a primeira vez que turistas vindos dos EUA serão autorizados a visitar o continente em mais de um ano

Charles de Gaulle Airport, Paris (Foto Francisco Aragão – Flickr)

A União Europeia vai autorizar viajantes vacinados vindos dos EUA a entrar em países do bloco neste verão. Segundo Ursual von der Leyen, presidente da Comissão Europeia em entrevista ao NY Times, todos os 27 estados membros da EU vão aceitar, incondicionalmente, pessoas vacinadas com imunizantes autorizados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A agência reguladora sanitária do bloco já deu seu aval para o uso das três vacinas aplicadas nos EUA: a da Moderna, da Pfizer/BioNTech e a Janssen (Johnson & Johnson).

Von der Leyen não deu prazo para que a retomada do turismo intercontinental comece ou detalhes de como irá ocorrer, mas seu comentário é mais um sinal de que as restrições atuais de viagem deverão ser aliviadas com base nos certificados de vacinação.

Ela disse que os EUA estão “no caminho” e fazendo “progressos maciços” com sua campanha de vacinação para chegar à imunidade coletiva. A previsão de especialistas é que isso comece a ocorrer quando 70% da população for vacinada — se os americanos mantiverem seu ritmo atual, isso deve acontecer no meio de junho. Von der Leyen, no entanto, ressaltou que a decisão dependerá da situação epidemiológica em ambos os lados do Atlântico.

Diplomatas dos principais destinos turísticos da Europa, em especial países mediterrâneos, vêm pressionando para a retomada das viagens internacionais, algo chave para a recuperação do turismo. O grupo, liderado pela Grécia, argumenta que com a vacinação acelerada, o critério para determinar se um país é ou não seguro, baseado no número de casos, torna-se irrelevante. (Com informações do O Globo).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo