Foi dado o pontapé inicial da era Carlo Ancelotti à frente da Seleção Brasileira. A apresentação oficial do novo comandante da “Amarelinha”, nesta segunda-feira, serviu também para a divulgação da primeira lista de convocados desta comissão técnica para os dois próximos compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Entre nomes de velhos conhecidos, como Casemiro, Richarlison e Antony, que não vinham sendo incluídos nas últimas convocações, houve também surpresas, como a presença do goleiro do Corinthians Hugo Souza, Alexsandro (do Lille, da França) e Andrey Santos (ex-Vasco e atualmente noStrasbourg). O Flamengo teve cinco nomes na lista.
“Essa é a minha primeira convocação”, arriscou Ancelotti, em português carregado e visivelmente emocionado, antes de enumerar, em espanhol, os 25 nomes. Na entrevista coletiva, o novo treinador elogiou a estrutura da Seleção e, apesar de ter trazido fiéis colaboradores que o acompanham há vários anos, manteve nomes da comissão fixa da CBF, como Juan (gerente de Seleções) e o médico Rodrigo Lasmar. “O mais importante é criar um ambiente familiar entre todos os envolvidos para termos a nossa melhor versão na Copa de 2026”. Em sua conta no Instagram, Ancelotti fez uma postagem comimagens de grandes momentos da Seleção Brasileira, especialmente nos cinco mundiais conquistados – com a frase “Olá Brasil”.
Um dos momentos mais marcantes da apresentação foi um vídeo de boas-vindas ao “Mister” com a participação de vários jogadores e celebridades, como Falcão, Zico, Kaká, Marta e Rivelino, entre outros. O novo presidente da CBF, Samir Xaud, que foi empossado no último fim de semana para um mandato de quatro anos (até 2029), disse que estava animado com a nova comissão técnica e que, como torcedor, tem certeza de que o novo ciclo será vitorioso.
Para mensurar a importância do evento organizado pela CBF em um hotel do Rio de Janeiro, basta dizer que o anúncio dos 22 jogadores para a próxima data Fifa contou com a presença de mais de 200 jornalistas de oito países – houve mais de 500 pedidos de credenciamento. O sentimento dos torcedores, que também marcaram presença por onde Ancelotti passou desde que chegou ao Brasil, na noite de domingo, é de esperança renovada: “Ele é o maior técnico do mundo. Apesar do pouco tempo até a Copa, acho que temos o direito de sonhar com o hexacampeonato”, resumiu o carioca Josué Silva, que passou o dia à espera de um autógrafo do italiano.
De fato, Ancelotti conquistou todos os títulos pelos clubes que comandou: é o maior vencedor da Champions League (cinco troféus, com Milan e Real Madrid) e o único que ganhou os campeonatos nacionais nas principais ligas da Europa (Itália, Inglaterra, França, Espanha e Alemanha) e quatro mundiais de clubes. Em sua experiência como técnico principal de uma seleção, ele tem chance de fazer história: nas 22 edições de Copa do Mundo, jamais uma equipe venceu com um treinador estrangeiro
Confira aqui os jogadores convocados para a próxima data Fifa, onde o Brasil vai enfrentar em junho o Equador (dia 5, em Guayaquil) e Paraguai (dia 10, em São Paulo), lembrando que a apresentação está marcada para o dia 2 de junho:
- GOLEIROS
Alisson (Liverpool)
Bento (Al-Nassr)
Hugo Souza (Corinthians)
- DEFENSORES
Alex Sandro (Flamengo)
Alexsandro (Lille)
Beraldo (PSG)
Carlos Augusto (Inter de Milão)
Danilo (Flamengo)
Léo Ortiz (Flamengo)
Marquinhos (PSG)
Vanderson (Monaco)
Wesley (Flamengo)
- MEIO-CAMPISTAS
Andreas Pereira (Fulham)
Andrey Santos (Strasbourg)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Ederson (Atalanta)
Gerson (Flamengo)
- ATACANTES
Antony (Betis)
Estêvão (Palmeiras)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Matheus Cunha (Wolverhampton)
Raphinha (Barcelona)
Richarlison (Tottenham)
Vini Jr. (Real Madrid)