Brasil

Aniversário dos ataques de 8 de janeiro em Brasília é marcado por atos pró-democracia e mandados de prisão

Proposto pelo próprio presidente Lula, o evento, batizado de "Democracia Inabalada", busca reafirmar a importância do regime democrático

Atos pró-democracia relembram atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Foto: Agência Brasil

Uma série de atos marcam, nesta segunda-feira (8), um ano da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) por vândalos e golpistas inconformados com a vitória do então presidente empossado, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento mais significativo acontece no Congresso Nacional, em Brasília, com a presença de Lula, além de senadores, governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário.

Proposto pelo próprio presidente, o evento, batizado de “Democracia Inabalada”, busca reafirmar a importância do regime democrático. “É um momento de festa para celebrar a democracia revigorada após os atos inaceitáveis do dia 8 de janeiro de 2023”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli. Entidades, movimentos sociais e partidos políticos também promoverão atos em diversas cidades do país. Centrais sindicais como a CUT convocaram afiliados a realizarem atos a fim de “marcar um ano da tentativa de golpe imposta por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro”.

Operação Lesa Pátria

No aniversário de um ano dos atos golpistas, a Polícia Federal (PF) deflagrou mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, dando sequência às investigações que buscam identificar financiadores e fomentadores da tentativa de golpe de Estado.

Nesta 23ª fase da Lesa Pátria, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva – este na Bahia. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Mato Grosso (10), no Rio Grande do Sul (13), Distrito Federal (5), Maranhão (4), na Bahia (2), em Goiás (2), Minas Gerais (2), no Paraná (1), em Rondônia (1), Santa Catarina (2), São Paulo (1) e no Tocantins (3).

“Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar aos R$ 40 milhões”, informou a PF.

De acordo com os investigadores, os suspeitos podem, em tese, responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo