Mundo

Antiviral para tratamento da Covid-19 é aprovado na Rússia

Medicamento denominado Avifavir vai começar a ser usado em pacientes russos a partir da próxima semana

Antiviral para tratamento da covid-19 é aprovado na Rússia (Foto Pixabay)

As autoridades russas aprovaram o uso do antiviral Avifavir, que se mostrou promissor no tratamento de pacientes com a Covid-19 no país. O medicamento vai começar a ser utilizado nos hospitais russos na próxima semana.

O medicamento foi desenvolvido pela Russian Direct Investment Fund e o ChemRar Group e é uma versão de um antiviral usado no Japão, o Avigan.

“O Avifavir não é só o primeiro antiviral registrado no combate do coronavírus na Rússia, mas é, talvez, o mais promissor medicamento contra a covid-19 no mundo”, afirmou Kirill Dmitriev, CEO di Russian Direct Investiment Fund.

Os hospitais russos podem começar a dar o remédio aos pacientes a partir de 11 de junho. A empresa responsável pelo medicamento vai fabricá-lo em quantidade suficiente para tratar cerca de 60 mil pessoas por mês.

O anúncio dos russos é visto com cautela, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não reconhece nenhuma droga, oficialmente, como totalmente eficaz ao combate à Covid-19.  O Avifavir atuaria impedindo a reprodução do coronavírus. A Rússia afirma que ele se provou eficaz em testes clínicos.

Outros países testam antivirais semelhantes, como a Índia, que deve completar seus testes em julho. Um estudo chinês indicou que ele ajuda a acelerar a recuperação da doença, mais rapidamente que drogas usadas contra o HIV.

Hoje, a Rússia já registra mais de 400 mil casos da covid-19, com 4.693 mortes. (Com informações do UOL e Reuters)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo