Negócios

Após acordo com justiça americana, VW irá comprar carros de consumidores

Montadora alemã vendeu carros a diesel alegando que eles seriam menos poluentes do que de fato são

Sede da montadora Volkswagen, localizada no Estado americano de Virginia
Sede da montadora Volkswagen, localizada no Estado americano de Virginia

DA REDAÇÃO (com Reuters) – A Volkswagen e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos chegaram a um acordo, em princípio, sobre o excesso de emissões de diesel em quase 600 mil veículos. Esse acordo inclui recompra e possível concerto dos carros envolvidos, afirmou o juiz federal Charles Breyer em San Francisco na quinta-feira (14).

Breyer disse que o acordo deve incluir uma oferta de recompra de 482 mil veículos com motor 2.0 litros e um possível reparo se os reguladores concordarem sobre isso, ou o cancelamento de contratos de leasing existentes.

O acerto é um passo importante nos esforços da montadora alemã para deixar para trás a questão, que veio à luz em setembro do ano passado, quando a Volkswagen admitiu o uso de um sofisticado software secreto em seus carros para enganar os testes de emissões de poluentes, desencadeando um escândalo apelidado na mídia de “Dieselgate”.

Gastos poderão chegar a $10 bilhões

Duas fontes a par do assunto e vários analistas dizem que empresa pode ter que gastar mais de $10 bilhões para cumprir o acordo nos EUA.

O acordo vai incluir um fundo de recuperação ambiental para combater as emissões em excesso e “compensação substancial” adicional para os proprietários para que vendam de volta ou tenham seus veículos consertados, disse Breyer.

O acordo deve encerrar mais de 600 ações coletivas ajuizadas nos tribunais norte-americanos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo